100 vítimas por dia
Segundo o relatório da ONU, 100 pessoas morrem por dia, em média, vítimas de armas de fogo. São Paulo e Rio de Janeiro representam metade dos crimes violentos no País. Entre 1970 e hoje, a taxa de homicídios em São Paulo quadruplicou; a do Rio, triplicou. O relatório da ONU faz uma comparação com a Colômbia para apontar a gravidade da violência no Rio. Entre 1978 e 2000, 49,9 mil pessoas foram assassinadas nas favelas cariocas. No mesmo período, 39 mil pessoas foram vítimas de homicídio em toda a Colômbia.
Ouvidorias
Terminou no dia 30/9 o prazo para os bancos criarem ouvidorias. A exigência é do Banco Central e após a reclamação, a instituição terá dez dias para entrar em contato com o cliente e passar o prazo final para que o problema seja resolvido. Além disso, os bancos são obrigados a divulgar a existência do serviço, por meio de cartazes e informações no extrato e talão de cheques. Além de levar uma advertência, a instituição que não se adequar vai ser multada pelo BC em até R$ 100 mil. Denúncias podem ser feitas pelo 0800-9792345.
Caro leitor
Responda e ganhe um MP4
Qual o slogan da campanha de mídia promovida pelo Sindicato dos Bancários do Ceará, que está no ar desde o dia 23 de julho, em rádio, busdoor e outdoor?
Obs: O prêmio será sorteado entre os acertadores, bancários sindicalizados ao SEEB/CE. Envie sua resposta para o e-mail: imprensa@bancariosce.org.br. Em breve divulgaremos a data do sorteio e da entrega do prêmio.
“Acreditar no Che, reverenciar o Che hoje é acima de tudo cultivar esses valores da prática revolucionária que ele nos deixou como legado”
afirmou João Pedro Stedile, membro da Coordenação Nacional
do MST e da Via Campesina, em resposta à matéria depreciativa publicada na revista Veja.
O barulho também mata
Embora não pareça, o barulho é uma das principais causas de morte no mundo, segundo a OMS. Segundo o relatório, publicado na revista “New Scientist”, a exposição a níveis de barulho superiores aos 50 decibéis representa cerca de 210.000 do total de mortes provocadas por ataques cardíacos anualmente. Mas o barulho outros males, entre eles, a perda de capacidade auditiva, insônia, estresse, falta de concentração, problemas cardiovasculares, depressão e até impotência sexual ou problemas no feto das mulheres grávidas.
|