Doença mental
As doenças mentais são responsáveis por cinco das dez principais causas de afastamento do trabalho no País – sendo a primeira delas a depressão, o que representa um gasto de R$ 2,2 bilhões por ano, o equivalente a 19% dos custos com auxílios-doença pagos pela Previdência a um universo de 1,5 milhão de pessoas. Os números aparecem num levantamento sobre a infra-estrutura dos serviços de saúde mental no Brasil feito pela Universidade Federal de São Paulo em parceria com o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Caro leitor
Responda e ganhe um MP4
Qual o slogan da campanha de mídia promovida pelo Sindicato dos Bancários do Ceará, que está no ar desde o dia 23 de julho, em rádio, busdoor e outdoor?
Obs: O prêmio será sorteado entre os acertadores, bancários sindicalizados ao SEEB/CE. Envie sua resposta para o e-mail: imprensa@bancariosce.org.br. O sorteio será dia 28/12 e a entrega dos prêmios será dia 4/1/08.
“Mais do que conscientização, é preciso valorizar a mulher. Melhorar sua auto-estima, mostrar que a vida deve ser um projeto mais amplo”
afirmou a coordenadora do Projeto Sexualidade (ProSex) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo, Carmita Abdo, referindo-se ao alto índice de adolescentes portadoras do vírus HIV no Brasil.
Câncer de pulmão é o que mais mata no Brasil
O câncer de pulmão continua crescendo no Brasil, mesmo com a intensificação das campanhas de combate ao tabaco. No ano 2000, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), 14.715 pessoas morreram vítimas da doença no País. Em 2006, a quantidade de casos praticamente dobrou – cerca de 27 mil. Diretamente ligado ao consumo do tabaco (o cigarro é responsável por 90% das mortes), o câncer de pulmão é o segundo mais comum entre homens e mulheres – perde para próstata e mama. Mas é, disparado, o que mais mata no Brasil. Em todo o planeta, de acordo com o Inca, cerca de 1,2 milhão de novos casos são diagnosticados a cada ano. No Ceará, a incidência é de 10,28 casos para cada 100 mil habitantes.
|