Corações felizes
Cientistas londrinos avaliaram as relações entre a produção do cortisol (um hormônio ligado ao stress celular) e as sensações de felicidade e concluíram que os sentimentos felizes diminuem o hormônio do stress orgânico, ou seja, quanto mais feliz, menor o cortisol. Essa relação se manteve mesmo após a correção estatística para fatores que poderiam alterar o risco cardiovascular, como idade, sexo, tabagismo, índice de massa corporal e etnia.
Dia de Mobilização
Contra o neoliberalismo, a guerra e o colonialismo, a CUT e movimentos sociais convocam os trabalhadores para o 26 de janeiro, Dia de Mobilização e Ação Global. Reunidas na sede nacional da CUT. No dia 20/12 várias lideranças da Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS) – que congrega entre outras entidades CUT, UNE, MST e Marcha Mundial de Mulheres – e do Coletivo Intervozes, junto com todos os trabalhadores participam nesse dia, convocado pelo Fórum Social Mundial de Nairóbi, no Quênia, como “Dia de Mobilização e Ação Global”.
7 mil vagas
Somente na esfera estadual está prevista, para os próximos dois anos, a contratação de cerca de sete mil servidores, entre concursados que aguardam nomeação e futuros aprovados em processos seletivos. Já no início de 2008 dois concursos estão sendo bem concorridos: INSS e Caixa Econômica. No concurso do INSS, vão ser ofertadas 2.021 vagas nas cidades de Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral. Já o da CEF, com edital previsto para março, pretende formar cadastro de reserva para o cargo de técnico bancário (nível médio). O TRF da 5ª região, Polícia Rodoviária Federal e vários setores da Prefeitura de Fortaleza também anunciaram concursos para 2008.
Ainda em desigualdade
A desigualdade na educação entre negros e brancos diminuiu ao longo dos últimos dez anos e hoje o acesso ao ensino fundamental é praticamente igual. Apesar disso ainda há um fosso nos níveis médio e superior. Essa é uma das principais conclusões de um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Eles verificaram que 2006, de cada dez negros com idade para freqüentar o ensino médio, seis não o faziam; entre os jovens brancos a média era de quatro entre dez. A porcentagem da população branca entre 18 e 24 anos cursando nível superior era de 30,7%, enquanto a de negros era de 12,1%.
“O mercado não é um deus ao qual devemos nos curvar”
João Felício, secretário de relações internacionais da CUT Nacional, em entrevista ao site do Observatório Social
|