Mais que a inflação
A Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) prevê que o valor das tarifas bancárias continuará subindo em 2008 na média de 70% acima da inflação medida pelo IPCA, que deve ficar em 4,26% este ano. Segundo a última pesquisa da Anefac, as tarifas aumentaram 21,65% de agosto a novembro do ano passado. O levantamento – que abordou 12 instituições financeiras – mostrou que das 21 principais tarifas analisadas, 16 tiveram reajuste no período.
Indenização por ser chamado de burro
Um empregador foi condenado pela 4ª Vara do Trabalho do Distrito Federal a pagar indenização de R$ 70 mil por chamar constantemente um de seus trabalhadores de “burro” e “incompetente”. De acordo com o site Consultor Jurídico, o empregado alegou que era xingado na frente de outras pessoas todas as vezes que não conseguia terminar uma tarefa no tempo determinado. Ele era obrigado a exercer muitas funções além das quais era contratado. Além de xingar, seu superior o forçava a trabalhar em finais de semana.
Contra o HIV
O desenvolvimento de um microbicida nacional contra o HIV, desenvolvido a partir de uma alga, avançou mais uma etapa. A patologista brasileira Patrícia Ocampo está na Saint George’s Medical School, em Londres, onde aprende técnica para testar o produto em fragmentos de tecido do cérvix uterino, extraídos durante cirurgias. A idéia é trazer a tecnologia para o País para agilizar a pesquisa. O estudo é desenvolvido há cinco anos. A proposta envolve a utilização pela mulher do microbicida em forma de gel, creme ou espuma antes da relação sexual. Se os testes derem o resultado esperado, o microbicida começará a ser testado em seres humanos em 2009. A previsão é de que o produto possa ser comercializado a partir de 2013.
“O Brasil está preparado para os possíveis efeitos da crise norte-americana. Está descartado o encarecimento das importações brasileiras em razão da crise, pois o Brasil diversificou as importações e não depende exclusivamente dos Estados Unidos”
disse o Presidente Lula, durante entrevista sobre a operação de negócio da Vale com a mineradora Xstrata.
Sem Ensino Fundamental
Um quarto dos brasileiros entre 18 e 29 anos de idade não conseguiu nem mesmo completar o Ensino Fundamental. São quase nove milhões de jovens sem escolaridade básica. Desses, 816 mil são analfabetos. Os dados foram levantados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). A maior parte dos jovens que não concluíram o Ensino Fundamental está nas cidades, onde o acesso à escola deveria ser mais fácil. São 6,4 milhões. Os outros 2,6 milhões encontram-se em zona rurais. Atualmente, sete milhões de brasileiros entre 18 e 24 anos não estudam nem trabalham, de acordo com a Pnad.
|