Construção de uma agenda propositiva
O movimento sindical brasileiro vive um bom momento. As centrais sindicais conseguiram construir uma agenda unitária, propositiva e ampla. O debate passa pela redução da jornada de trabalho, financiamento ou custeio sindical, regulamentação das centrais e das convenções 151 e 158, da OIT. Faz parte também desta agenda a participação dos trabalhadores na gestão das empresas estatais.
Convite
O PC do B do Ceará convida para palestra comemorativa dos seus 46 anos. O evento acontecerá dia 18/2, às 18h30, na sede do Comitê Municipal de Fortaleza (Rua Senador Pompeu, 1977, Centro) e terá como palestrante o presidente municipal do Partido, Luis Carlos Paes. Durante a ocasião, haverá a inauguração da “Sala César Uchoa”, em homenagem à trajetória deste importante militante comunista. O Partido foi fundado em 1922, reorganizado em 1962 e permaneceu na ilegalidade até 1985. Hoje, continua na luta por uma sociedade mais justa e igualitária.
Redução de juros
A Caixa Econômica Federal anunciou na terça-feira, 12/2, a redução das taxas de juros para compra de imóveis com recursos da poupança. A redução pode chegar a 1,5 ponto porcentual ao ano em relação aos menores valores cobrados em 2007, considerando-se a taxa de juros efetiva. No caso da taxa nominal, a queda máxima é de 1,35 ponto porcentual ao ano ante 2007. Para compra de imóveis novos ou usados de até R$ 130 mil a menor taxa efetiva no ano passado cobrada pela Caixa era de 9% ao ano e passa agora a ser de até 8,4% ao ano. Segundo a Caixa, as taxas de juros são mais atrativas para clientes que optarem pelo débito da prestação e possuírem o pacote básico de conta corrente com cheque especial e cartão de crédito da Caixa.
“A presidência é uma instituição que as pessoas precisam aprender a respeitar e não banalizar”
afirmou o presidente Lula ao ser questionado sobre o uso dos cartões corporativos e defendendo o sigilo dos gastos da presidência.
Aneurisma: uma doença silenciosa
A doença consiste na dilatação da parede de um vaso arterial que vai afinando e formando uma “bolha” que pode romper ou não. A dor de cabeça intensa, de origem súbita, é a manifestação principal que o aneurisma rompeu. Esse sinal de alerta exige uma assistência médica imediata. Quando isso não ocorre, o índice de mortalidade é elevado. Estima-se que 20% das pessoas que apresentam ruptura de aneurisma cerebral morrem sem ter a chance de atendimento médico. Se tratado corretamente, apenas 30% a 40% dos pacientes ficam sem seqüelas e conseguem ter vida normal. Os aneurismas podem ser tratados por meio de cirurgia e embolização, e o paciente pode levar uma vida normal.
|