Espera na fila
As agências bancárias ainda descumprem a Lei estadual 13.312, que limita em 15 minutos o tempo de espera em fila, exceto nas datas de pico no atendimento no fim de mês. Há casos em que o cliente ficou mais de 30 minutos aguardando atendimento. Segundo Antônio Carlos Azevedo Costa, secretário-executivo do Decon/CE, o órgão recebe muitas queixas contra bancos públicos. Mas, existe uma liminar impedindo o órgão de fiscalizar instituições financeiras de âmbito federal , por entender que o Decon não tem competência para tal.
Carteira Assinada
O número de trabalhadores com carteira assinada nas seis principais regiões metropolitanas do País cresceu 8,7% em janeiro com relação ao mesmo mês do ano passado. Os sucessivos aumentos no número de trabalhadores com carteira assinada fizeram com que a participação dos empregados com carteira no total de trabalhadores com algum tipo de ocupação chegasse ao maior patamar. Segundo o IBGE, com esse crescimento, os trabalhadores formais já são mais de 50% da força de trabalho nas seis regiões.
Fila do SUS
Cento e dezesseis mil usuários do SUS aguardam por atendimento especializado (consultas e exames) em Fortaleza. A informação é do coordenador do Cartão SUS/Fortaleza, Moacir Tavares. O tempo de espera é longo, principalmente para exames mais sofisticados como o ecocardiograma bi-dimensional e ecografia da mama.
A porta de entrada no SUS é o Posto de Saúde, onde é oferecida a atenção básica. Essas unidades possuem clínico, pediatra e ginecologista. Após a avaliação médica, caso o usuário precise de um atendimento especializado, o profissional faz o agendamento do procedimento (exames, consultas) para a rede de saúde pública (estadual, municipal) ou conveniada.
“Muita gente imaginava que o Brasil iria quebrar. Mas o País está mostrando solidez. Até agora, a crise americana não chegou e não vai chegar. E se chegar, nós estamos preparados para enfrentá-la. É tudo que o povo brasileiro precisa: tranqüilidade, seriedade, para que a gente recupere os 20 e poucos anos que a economia brasileira não mereceu o respeito internacional”
disse o presidente Lula durante o programa de rádio “Café com o Presidente”, ao avaliar o saldo das reservas do Brasil.
1% dos Lucros
Está na 1ª Vara da Justiça Federal do Estado para decisão em 1ª instância, ação civil pública impetrada pela OAB/CE, que requer a indenização de 1% dos lucros dos bancos, por danos morais coletivos, em função do elevado tempo de espera nas filas das agências. A ação foi protocolada no dia 14/2/07, contra Bradesco, Itaú, HSBC, Unibanco, Santander/Banespa, Banco do Brasil, Caixa Econômica e Banco do Nordeste. A ação tomou por base pesquisa realizada pelo Dieese, que traçou um paralelo entre a arrecadação das tarifas bancárias e a folha de pagamento. A pesquisa mostra que nos últimos dez anos, os bancos obtiveram incremento de 600% em receitas nas tarifas, contra aumento de 56%, na folha de pagamento dos funcionários.
|