Os bancários do Ceará estão em greve a partir desta quinta-feira, dia 6/10, numa decisão referendada em assembléia realizada na noite desta quarta-feira, dia 5/10, na sede do Sindicato dos Bancários. A categoria está em Campanha Salarial e enfrenta a ganância dos banqueiros, por isso mais uma vez utiliza o último instrumento de luta que é a greve, na tentativa de forçar os banqueiros a negociar e atender as suas reivindicações. A paralisação é por tempo indeterminado, até que os banqueiros retomem as negociações e apresentem proposta que reponha o poder de compra (inflação) dos bancários.
Apesar de o setor bancário ser o que mais lucra no Brasil – os seis maiores bancos do país lucraram aproximadamente R$ 2,7 bilhões no primeiro trimestre de 2005 – nem por isso oferecem alguma contrapartida social para o País e nem dividem esse ganho com os seus funcionários. Além disso, prestam um péssimo serviço à população.
O Sistema Financeiro Brasileiro cobra juros inadmissíveis, não oferece crédito suficiente para quem precisa e está sempre criando novas tarifas e taxas para abocanhar ainda mais dinheiro da população, cuja situação financeira não é favorável.
Por isso, nesta Campanha Salarial, os bancários querem conquistar aumento real de salário, melhores condições de trabalho, contratação de empregados e redução das filas, além de aumentar o horário de atendimento das 9 às 17 horas.
Exigem também que os banqueiros cumpram a Responsabilidade Social tão apregoada em suas propagandas e criem condições do País crescer. Ofereçam menos juros e tarifas e mais crédito. Portanto, mais uma vez, contamos com a compreensão e apoio da sociedade, para que juntos possamos transformar essa situação, que só tem prejudicado o País e o povo brasileiro. ASSEMBLÉIA NESTA QUINTA-FEIRA (6/10) ÀS 18H30MIN NA SEDE DO SINDICATO
Pauta: AVALIAÇÃO DA GREVE |