|
|
20/10/2005 |
 |
20 de outubro de 2005 (quinta-feira) |
 |
|
|
BNB deve pagar diferenças até o dia 28/10 |
Com o objetivo de esgotar as questões que continuam pendentes para o fechamento do acordo coletivo 2005/2006, a Comissão Nacional dos Funcionários do BNB (CNFBNB/CNB-CUT) e o Banco se reuniram nesta quarta-feira, 19/10, no Passaré, para mais uma rodada de negociação.
A Comissão Nacional iniciou a reunião registrando o seu repúdio quanto a práticas anti-democráticas e anti-sindicais da parte do Banco, observadas no período de greve. Dentre elas, pressão aos gestores; remanejamento de funcionários para garantir o funcionamento de algumas unidades, desmobilizando os locais onde houve a subtração dessas pessoas; difusão de informações equivocadas quanto aos serviços essenciais; e a utilização de instrumentos autoritários como os interditos proibitórios. Diante da memória recente da gestão passada, a CNFBNB espera que tais práticas não sejam recorrentes, mas superadas para que não ocorram no futuro.
Na oportunidade, foi acordada a assinatura de um termo de ajuste preliminar que abrange as cláusulas econômicas, para agilizar o pagamento das diferenças ao funcionalismo. A data-limite do crédito é dia 28/10, com a promessa de empenho do Banco em pagar o abono até o dia 24. Além do reajuste salarial, as cláusulas econômicas incluem auxílio-refeição, cesta-alimentação, auxílio creche e abono.
Quanto à PLR, o Banco insistiu que não pode conceder a antecipação da primeira parcela devido ao resultado desfavorável do 1° semestre, preferindo aguardar o Balanço Final. A Comissão Nacional posicionou-se pelo pagamento imediato da parte fixa da PLR (R$ 800,00). A CNFBNB apresentou, ainda, os pedidos de repactuação de dívidas do funcionalismo, a exemplo do que está sendo acordado no BB e na CEF, e a antecipação da primeira parcela do 13° salário para o primeiro dia útil de 2006, extensivo a todos os funcionários. O BNB irá se posicionar sobre esses pontos na próxima negociação. |
|
|
|
|