Pão de cada dia
Os Estados nordestinos pagam ICMS muito alto pelo pão de cada dia. A padaria nordestina paga 36% de impostos sobre a farinha de trigo, percentual que vai desde o moinho até o consumidor. Rio, São Paulo e Minas Gerais são isentos de ICMS. O governo federal, na reforma tributária, tem projeto de isenção de impostos sobre o pão francês (o nosso carioquinha).
7,5 milhões de empregos
O presidente do Ipea, Márcio Pochmann, afirmou semana passada que se o Brasil mantiver um ritmo de crescimento médio de 5% entre 2008 e 2010 serão criados 7,5 milhões de empregos. Nesse contexto, o País dobrará a sua participação na geração de postos em todo o mundo (de 2,7% para 5,6%). De acordo com Pochmann, dos 7,5 milhões de empregos que poderão ser criados no próximo triênio, 30% virão da indústria, 41% devem vir do setor de serviços, 20% devem ser gerados no comércio, e o setor agropecuário deve ficar com uma fatia de 4,9%.
Pedofilia na net
O número de páginas denunciadas por divulgação de pedofilia e exploração sexual de crianças dobrou de 2006 a 2007, segundo a ONG SaferNet, que cuida da Central Nacional de Denúncias por Crimes Cibernéticos. De acordo com o presidente da ONG, Tiago Tavares, em 2007 foram feitas 267.470 denúncias a respeito de 38.760 páginas com esse tipo de conteúdo, contra 121.635 denúncias feitas em 2006 sobre 17.148 páginas. Ele acredita que os 126% de aumento das denúncias estão relacionados ao crescimento do número de usuários da internet, que aumenta 20% ao ano no Brasil.
“Não podemos subir no salto alto. Não temos de achar que a questão do país está resolvida, mas está claro que o caminho trilhado tem o reconhecimento da população”
Dilma Rousseff, ministra da Casa Civil ao comentar pesquisa Ibope que apontou a maior popularidade do governo desde a posse
Filas
Todo mês, mais de um milhão de pensionistas e aposentados, no Ceará, lotam as 524 agências bancárias. Segundo o Decon-CE, são registradas várias denúncias relatando demora no atendimento (em alguns casos, os idosos passam mais de 20 minutos na fila). No entanto, existe uma comissão do INSS, o Serviço de Avaliação do Atendimento ao Beneficiário, que fiscaliza bancos e Correios, avaliando o atendimento aos aposentados e pensionistas nos dias de pagamentos. Denúncias devem ser feitas pelo telefone 135.
|