Lula de novo
A maioria dos brasileiros aprova uma mudança na Constituição para que o presidente Lula possa se candidatar a mais uma reeleição. A pesquisa CNT/Sensus divulgada dia 29/4 mostra que, entre os entrevistados, 50,4% são favoráveis a mais um mandato para o petista, enquanto 45,4% se mostraram contrários à permanência de Lula no poder. Os governistas comemoram, no entanto, afirmam que essa mudança na Constituição está fora de cogitação. Entre os entrevistados, 57,5% avaliaram o governo como positivo – a maior popularidade desde janeiro de 2003.
Imposto para banqueiro
A Câmara dos Deputados aprovou dia 29/4 o projeto de lei de conversão à Medida Provisória 413, que aumenta de 9% para 15% a alíquota da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) incidente sobre o lucro dos bancos e das instituições financeiras. O texto aprovado também altera a forma de incidência da tributação do setor alcooleiro, diminui a cobrança dos laboratórios e altera a tributação das bebidas frias.
Dengue em Fortaleza
Cada um dos 75 mil imóveis fechados espalhados por Fortaleza representa o risco de criadouros do mosquito Aedes aegypti. Na tentativa de combater o problema, a Procuradoria Geral do Município (PGM) entrou com ação na 6ª Vara da Fazenda Pública, pedindo antecipação de tutela, para permitir a entrada de agentes sanitaristas nos imóveis abandonados. A situação dificulta a prevenção e controle da doença, que já tem 5.322 casos confirmados este ano, em Fortaleza, conforme o último boletim da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). O Município tem se articulado também com a Secretaria de Finanças de Fortaleza (Sefin), para começar a notificar donos de terrenos baldios para a limpeza dos terrenos.
“Ninguém consegue fazer tudo em oito, em nove ou dez anos. É preciso que a gente tenha uma quantidade de pessoas que vão assumir os compromissos e cada um faça mais do que o outro”
Discursou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Guarulhos (SP), durante cerimônia de assinatura de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)
Nova Carteira
O Ministério do Trabalho apresentou dia 30/4, em Brasília, a nova carteira de trabalho. O novo modelo terá capa e folhas azuis e novos itens de segurança. No evento, o Ministério lançou também o Cartão de Identificação do Trabalhador (CIT), que vai registrar informações sobre a vida profissional do empregado, como tempo de serviço, saldo do FGTS e pagamento de abono salarial. Os dados poderão ser consultados no auto-atendimento da CEF ou pela internet, no Portal de Consultas do Trabalhador. A nova carteira estava prevista para ser lançada inicialmente em seis capitais. O Ministério avalia que haja hoje cerca de 50 milhões de carteiras em circulação no País.
|