Consultas
Sabendo que a possibilidade do consumidor conseguir comparar os serviços oferecidos pelo seu banco e as outras instituições é extremamente complicada, o IDEC criou um site que traz informações essenciais ao correntista, como os preços praticados pelas instituições, modelos de carta e espaço para que ele encaminhe sua reclamação à ouvidoria de seu banco e ao Banco Central. Para consultas: www.idec.org.br/bancos
Redução da Jornada
A CUT está intensificando a coleta de assinaturas da Campanha pela Redução de Trabalho, sem redução de salários. O abaixo-assinado circula em versão impressa em todo o Brasil desde janeiro. Agora, a coleta de assinaturas também está sendo pelo seguinte endereço: http://www.PetitionOnline.com/cut4025n/petition.html. As assinaturas recolhidas serão entregue ao Congresso Nacional pela CUT e demais centrais no dia 29/5.
Patrimônio cultural
O modo artesanal da fabricação do queijo em Minas Gerais foi registrado na última semana como patrimônio cultural imaterial brasileiro pelo Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Luiz Fernando de Almeida, presidente do Iphan, ressaltou que a técnica de fabricação artesanal do queijo está “inserida na cultura do que é ser mineiro”. Após a aprovação, a próxima etapa será a homologação pelo ministro da Cultura, Gilberto Gil. De acordo com o Iphan, a partir do registro, o instituto irá apoiar a comunidade na elaboração de uma política de incentivo da tradicional prática.
“Foi uma luta das mais belas ocorridas no Brasil, mas não teve medidas posteriores de cidadania para a população negra. O negro deixou a senzala para morar na favela”.
Disse o ministro da Igualdade Racial, Edson Santos, no dia 13 de maio, ao falar dos 120 anos da assinatura da Lei Áurea
Efeito Estufa
A concentração de gases do efeito estufa na atmosfera é mais alta atualmente do que em qualquer momento dos últimos 800 mil anos. É o que afirma um estudo divulgado e realizado com base em amostras de gelo da Antártida. É mais uma prova de que a humanidade está alterando o clima do planeta. “Podemos dizer com segurança que a concentração de dióxido de carbono e de metano é hoje, respectivamente, 28% e 124% maior do que durante os últimos 800 mil anos”, afirmou Thomas Stocker, pesquisador da Universidade de Berna (Suíça) e autor do estudo. |