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26/07/2007 |
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INFORME QUINTA-FEIRA, DIA 26/7 |
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Cartões são campeões de queixas no Procon |
Os cartões de crédito e de lojas foram os campeões de reclamações de consumidores registradas pela área de assuntos financeiros do Procon-SP no primeiro semestre desse ano, segundo levantamento realizado pela entidade. Das 3.929 queixas da área, 1.674 foram contra os cartões (42,6% do total). O número representa um aumento de 51,9% em relação ao mesmo período do ano passado, quando ocorreram 1.105 reclamações. O segundo lugar fica com os bancos, com 1.004 reclamações no primeiro semestre.
Segundo a nota do Procon, o aumento ocorreu por causa da “grande oferta no mercado sem que, no entanto, seja criada uma proporcional estrutura de segurança, aliados à ineficiência dos serviços de atendimento para solução dos problemas e a boa aceitação como forma de pagamento no comércio convencional”. Ou seja, apesar do aumento de 12% no número de cartões ativos no País do ano passado para cá (dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviço – Abecs), as empresas não investiram, sobrecarregando seus funcionários.
As principais reclamações são quanto à cobrança indevida (943), problemas com contrato – não cumprimento, alteração, transferência, irregularidade, rescisão etc (194) e lançamentos não reconhecidos na fatura (159). Com um número menor – embora legalmente não devesse haver nenhuma, há 111 reclamações referentes a envio de cartão sem solicitação. Esta é uma das práticas abusivas listadas no artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor. |
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