Piso para professor
O Senado aprovou no último dia 2/7 a criação de um piso salarial nacional de R$ 950,00 para os professores de ensino público infantil, fundamental e médio nos três níveis (federal, estadual e municipal). O projeto já tinha sido aprovado pela Câmara dos Deputados e seguirá agora para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O novo piso salarial deve ser adotado de forma gradativa até janeiro de 2010. O valor mínimo para o pagamento dos professores será atualizado todos os anos, em janeiro. O valor de R$ 950,00 é para a jornada semanal de 40 horas.
Sem prevenção
Em uma pesquisa feita em 26 países, os jovens brasileiros foram mal em matéria de prevenção contra a gravidez e doenças sexualmente transmissíveis, embora tenham ido bem quando o assunto foi informação e satisfação sexual. A pesquisa também mostrou que a educação sexual formal no Brasil começa tarde, por volta dos 13 anos – o ideal seria aos dez.
Exercício contra Parkinson
Os homens que praticaram exercícios físicos intensos de forma regular na juventude têm menos chance de sofrer do mal de Parkinson quando comparados com os que não os praticaram. Esse é o resultado de uma pesquisa realizada por especialistas da Universidade de Harvard (EUA). O estudo acompanhou mais de 48 mil homens e mais de 77 mil mulheres, previamente saudáveis, desde 1968. Os homens com atividade física regular desde o início do estudo apresentaram uma diminuição do risco de sofrer de Parkinson de 50%. As mulheres também apresentaram uma diminuição do risco de sofrer de Parkinson, porém essa diminuição não foi estatisticamente significativa.
“Os países ricos acham que os pobres incomodam. Mas só há uma maneira de se solucionar o problema, que é acabando com os subsídios agrícolas. A lógica é trabalhar para que esses países se desenvolvam e que as pessoas tenham o que comer”
Presidente Lula, sobre o reconhecimento do G8 aos países emergentes
Seguro Sol
A Secretaria do Turismo do Estado (Setur) lançou dia 3/7 o Seguro Sol, em parceria com a operadora CVC. A promoção garante ao viajante que compra pacote para qualquer destino do Ceará o direito a retornar ao Estado, gratuitamente, caso chova na estada do turista. A gratuidade é válida para pacotes de sete ou oito dias de duração, com embarques e datas de compra realizadas entre 1º/7/2008 a 31/1/2009, desde que chova durante dois dias no horário entre 10h e 16h, quando os turistas vão às praias. O pacote é válido por dois anos.
|