A rapadura é nossa
Após se tornar alvo de disputa diplomática entre Brasil, Alemanha e EUA, o nome “rapadura” deixou de ser marca registrada. A empresa alemã Rapunzel Naturkost possuía desde 1989 o registro do nome “rapadura” para seu açúcar orgânico. No último dia 11/7, anunciou que desistia de manter a marca que fazia com que produtores de rapadura que quisessem exportar para esses países tivessem que pagar royalties pelo uso do nome. A OAB/CE decidiu encaminhar uma notificação extrajudicial às embaixadas da Alemanha e dos EUA para reclamar da situação. O principal argumento é que a rapadura é patrimônio histórico e cultural brasileiro.
49 mil novos cargos
O presidente Lula sancionou dia 16/7 leis que criam 49 mil novos cargos em universidades federais e na rede federal de educação profissional e tecnológica. Segundo o Ministério da Educação, as universidades federais farão concursos públicos para preencher 13.300 vagas de professores e 10.600 de técnicos administrativos. Para as instituições federais de educação profissional e tecnológica, a previsão é de abertura de mais 9.400 cargos de técnico administrativo e 12.300 cargos de professor de ensino fundamental e médio. Serão instituídos ainda 3.400 cargos no âmbito do MEC, destinados à redistribuição para as Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes).
Em defesa do diploma
A FENAJ abriu espaço em seu site para manifestações dos jornalistas e da sociedade pela campanha em defesa do diploma de jornalismo. O julgamento do recurso no Supremo Tribunal Federal (STF), que põe fim à obrigatoriedade do diploma está previsto para o segundo semestre de 2008. A coordenação da campanha pelo diploma orienta toda a sociedade civil a prosseguir defendendo o direito da sociedade à informação de qualidade, inclusive enviando mensagens para os e-mails dos 11 ministros do STF que julgarão o recurso do Ministério Público Federal. O site da FENAJ é www.fenaj.org.br
Quarto especial
A partir de dezembro, as gestantes que optarem pelo parto normal terão direito a um quarto específico para o procedimento, com leito e banheiro, em todas as maternidades do País. A idéia é que o ambiente seja adaptado a todas as etapas do nascimento do bebê, que inclui procedimentos realizados antes, durante e depois do parto. A medida faz parte de um conjunto de normas para maternidades lançado dia 22/7 pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Anvisa e vale tanto para a rede pública quanto para a privada.
“Eu tenho dito todo santo dia que combater a inflação é quase uma questão de honra para o Governo. Se alguém imagina que a inflação vai voltar, como já aconteceu no Brasil, pode tirar o cavalo da chuva, porque ela não vai voltar”
Declarou o presidente Lula afirmando que seu Governo tomará todas as medidas necessárias para combater a inflação e declarou que ela não voltará a perturbar a economia.
|