|
|
06/12/2007 |
 |
INFORME QUINTE-FEIRA, DIA 6/12 |
 |
|
|
4ª Marcha: Lula promete mandar Convenções 158 e 151 da OIT ao Congresso |
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu representantes dos trabalhadores na quarta-feira, dia 5/12, e prometeu encaminhar para o Congresso Nacional a ratificação das Convenções 151 e 158 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Lula também determinou a participação de trabalhadores, eleitos pelos próprios empregados, nos conselhos de administração das estatais. Esses foram os primeiros resultados da 4ª Marcha Nacional da Classe Trabalhadora, que reuniu cerca de 40 mil pessoas em Brasília. Depois de um dia inteiro de manifestações, o presidente Lula recebeu uma comissão dos trabalhadores e debateu as reivindicações da Marcha.
"A ratificação da Convenção 158 é de extrema importância para a categoria bancária, pois proíbe que as empresas lucrativas dispensem os trabalhadores sem motivo. Há muito tempo lutamos para que o Brasil cumpra a 158 e este é o momento em que estamos mais próximos de concretizar nosso objetivo", destaca o presidente da Contraf-CUT, Vagner Freitas.
Já a Convenção 151 da OIT aplica-se a todas as pessoas empregadas pelas autoridades públicas (em todos os níveis municipal, estadual e federal) e dá garantias à organização que tenha por fim promover e defender os interesses desses trabalhadores.
Redução da jornada
Durante a 4ª Marcha Nacional da Classe Trabalhadora, o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP), recebeu os trabalhadores e afirmou que a Casa vai retomar os debates sobre a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais sem a redução dos salários. A redução da jornada é um dos eixos da Marcha. Segundo o Dieese, a medida pode gerar 2 milhões de empregos no País, com aumento de custos de 2% para as empresas.
|
|
|
|
|