|
|
10/01/2008 |
 |
INFORME QUINTA-FEIRA, DIA 10/1 |
 |
|
|
Descentralização marca o Fórum Social Mundial 2008 |
Ao contrário dos anos anteriores, a edição 2008 do Fórum Social Mundial não tem endereço fixo. A idéia é promover uma semana de atividades simultaneamente em todo o mundo, culminando em um Dia de Mobilização e Ação Global em 26/1/2008, quando os movimentos sociais reforçarão a luta pela construção de um novo mundo. Na pauta, a luta contra o neoliberalismo, a guerra, o colonialismo, o racismo e o patriarcado, questões presentes desde a primeira edição do FSM, em 2001.
De lá para cá, organizações da sociedade civil que se opõem ao neoliberalismo e ao domínio do mundo pelo capital e por qualquer forma de imperialismo se organizam em busca de alternativas às políticas neoliberais, conforme descrito na Carta de Princípios, principal documento do FSM.
A proposta de descentralizar as ações, culminando-as no dia 26/1, nasceu no ano passado, durante o Fórum Social Mundial, em Nairóbi, no Quênia, como forma de intensificar a oposição ao Encontro de Davos, na Suíça. Nesta sexta-feira 11/1, a Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS) – que reúne CUT, UNE, MST e Marcha Mundial de Mulheres, entre outras entidades reúne-se no Auditório da CUT Nacional, a partir das 14h, com o intuito de definir o caráter das atividades da Ação Global. A CUT, no entanto, antecipa a convocação para que as entidades filiadas se integrem nas atividades.
|
|
|
|
|