Jornalistas lutam por diploma
O Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) realizou ato público em defesa do diploma e da regulamentação da profissão e obrigatoriedade do diploma no último dia 13/8. Os jornalistas foram à Praça da Imprensa para pressionar que o Recurso tenha sentença favorável no Supremo Tribunal Federal (STF) e que profissão de jornalista seja regulamentada e feita com responsabilidade. Foi servido um almoço para jornalistas estudantes presentes. A data foi um dia nacional de luta que contou com manifestações dos 31 sindicatos filiados à Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ).
51h de cirurgia
Uma cirurgia que durou 51 horas, em Londrina (PR), esgotou o banco de sangue da cidade. De acordo com o hospital, o procedimento teve início às 7h30 de 28/7 e terminou às 10h30 do dia 30. O paciente utilizou 400 bolsas de sangue, o equivalente a trocar 20 vezes todo o sangue do corpo. De acordo com o hospital, o gerente de vendas Onivaldo Cassiano, 49 anos, era portador de um aneurisma na aorta, principal irrigação sangüínea do corpo. De causa indefinida, a anomalia levaria o paciente a uma ruptura do órgão. Durante a cirurgia, a equipe trocou a aorta e a válvula cardíaca.
Bronze para a Petrobras
Levantamento da consultoria Economática aponta a Petrobras como a terceira empresa mais lucrativa do continente americano, considerando os balanços do 1º semestre divulgados até o momento. O estudo não leva em conta empresas canadenses. Após o encerramento dos negócios, a estatal revelou lucro líquido recorde de R$ 8,783 bilhões no segundo trimestre de 2008, volume 29% superior ao obtido no mesmo período do ano passado, impulsionada, principalmente, pelo aumento dos preços médios de realização de petróleo e derivados e da elevação da produção de óleo e gás natural. No levantamento, a próxima brasileira mais bem colocada é a Companhia Vale do Rio Doce, com lucro de US$ 2,873 bilhões.
“O petróleo não é do governo do estado do Rio de Janeiro. O petróleo não é da Petrobras. Petróleo é do povo brasileiro e precisamos discutir o destino dele”
Presidente Lula, defendendo mudança na Lei do Petróleo
Correr contra a velhice
Um estudo realizado nos Estados Unidos sugere que correr com freqüência pode retardar os efeitos do envelhecimento. A pesquisa analisou 500 idosos com mais de 50 anos que tinham o hábito de correr, durante um período de 20 anos. Os pesquisadores identificaram que 34% dos idosos que não corriam haviam morrido, comparados com apenas 15% entre os que corriam com freqüência. A pesquisa observou ainda que ambos os grupos passaram a ter mais deficiências físicas com o passar dos anos, mas o início destas deficiências começou 16 anos mais tarde para aqueles que praticavam a corrida.
|