Convênio
O Curso Athenas, conveniado do Sindicato dos Bancários, formou uma equipe visando a preparação para o concurso do BNB, cujo edital está previsto para o início de 2009. Como novidade, o sindicalizado poderá indicar um colega terceirizado de bancos públicos ou privados para também usufruir dos descontos especiais. As turmas serão nos turnos tarde e noite e iniciam no próximo dia 15/9. Mais informações: (85) 3246 1147 e 3246 1272 ou pelo e-mail: cursoathenas@hotmail.com
Câncer
Cientistas do Wistar Institute, na Filadélfia, mapearam a enzima responsável pela reprodução “infinita” das células cancerosas, dando um grande passo na criação de novos remédios para o tratamento de câncer. Os cientistas conseguiram mapear a estrutura da parte mais ativa da telomerase, que, quando ativa, ajuda as células a se reproduzir. Além disso, está em pleno funcionamento em nove a cada dez tipos de tumor. Isso quer dizer que um remédio que desative a telomerase provavelmente funcionaria contra todos os tipos de câncer, com poucos efeitos colaterais.
Nepotismo
O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB/RR) defendeu que a Mesa Diretora do Senado fixe um prazo para que os parlamentares demitam os parentes empregados na Casa. Para ele, a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), proibindo o nepotismo, não é imediata e precisa de uma posição da Mesa determinando o prazo de execução. Mozarildo emprega a mulher, uma filha e um sobrinho no seu gabinete. A posição do senador contraria a do presidente da Casa, Garibaldi Alves (PMDB/RN). Para justificar a necessidade de prazo para demissão, o senador do PTB argumenta que os parentes têm compromissos financeiros assumidos e não podem perder o emprego abruptamente.
“A Polícia Civil não está falida. Esse não é o melhor termo. Ela está desatualizada, desequipada, desprovida de recursos humanos, faltam delegacias, delegados, policiais civis e faltam equipamentos. Sabemos dessas dificuldades e estamos procurando melhorar”
Governador Cid Gomes (PSB), ao comentar o termo utilizado (“falida”) pelo secretário de Segurança Pública, Roberto Monteiro, sobre a situação da Polícia Civil no Ceará. O governador anunciou novos equipamentos para a área.
Aumento real
Um levantamento efetuado pelo Dieese mostra que, de 309 acordos salariais fechados pelas categorias de trabalhadores de todo o País que têm data-base no 1º semestre do ano, 85,8% recuperaram o poder de compra ou tiveram aumento real de salário. O estudo foi divulgado no dia 4/9, em São Paulo. Apenas 14,2% das categorias tiveram reajuste abaixo do INPC-IBGE, segundo o Sistema de Acompanhamento de Salários do Dieese. O percentual de reajustes igual ou superior à inflação é menor que o verificado nos dois últimos anos – que neste período ficou na casa de 96% – mas é superior aos registrados entre 1996 e 2005.
|