|
|
30/05/2008 |
 |
INFORME SEXTA-FEIRA, DIA 30/5 |
 |
|
|
Dieese: desemprego estável e aumento de rendimentos |
A taxa de desemprego para o conjunto de regiões onde é realizada a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) através do convênio entre DIEESE e Fundação Seade com o apoio do Ministério do Trabalho e Emprego e parceria com instituições e governos regionais permaneceu, em abril, em 15%, patamar idêntico ao apurado em março. Em comparação com abril de 2007 – quando a taxa equivalia a 16,9%.
O número de desempregados foi estimado em 2,966 milhões de pessoas nas seis áreas pesquisadas (regiões metropolitanas de São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Porto Alegre e no Distrito Federal), o que representa uma redução de 3 mil pessoas no contingente de desempregados. Esta estabilidade no mercado de trabalho é um comportamento inesperado para o período, uma vez que habitualmente a taxa de desemprego e o total de desempregados tende a aumentar neste mês. Vinte mil pessoas foram incorporadas à força de trabalho em abril, enquanto 22 mil indivíduos conseguiram uma ocupação, o que resultou na estabilidade apurada.
Com relação aos rendimentos, de fevereiro para março houve crescimento de 1,8%, para os ocupados, com seu valor chegando a R$ 1.121,00, na média das regiões acompanhadas. Para os assalariados o incremento foi de 2,5%, e seu valor médio chegou a R$ 1.205,00. Em relação a março do ano passado, houve crescimento de 3,1%. |
|
|
|
|