|
|
17/06/2008 |
 |
INFORME TERÇA-FEIRA, DIA 17/6 |
 |
|
|
Sindicato apresenta resultados da pesquisa sobre assédio moral |
A Secretaria de Saúde do Sindicato dos Bancários do Ceará concluiu a pesquisa sobre assédio moral, coordenada pelas doutoras Regina Maciel e Rose Cavalcanti. O estudo foi realizado durante dois meses e traça o perfil do assédio moral sofrido pelos bancários do Ceará. A pesquisa coletou dados de bancários na Capital e no Interior do Estado. Os resultados serão apresentados a categoria na quinta-feira, dia 19/6, às 19h, na sede do Sindicato (Rua 24 de Maio, 1289, Centro).
Ao todo, participaram do estudo 921 bancários, sendo 789 de bancos públicos e 132 de bancos privados. O Bradesco, de forma autoritária, impediu a participação de seus funcionários. Dos participantes do estudo, 14,9% afirmaram já ter sofrido algum tipo de assédio moral. O tipo de assédio mais citado foi o de cumprimento de uma carga excessiva de trabalho.
O assédio moral é uma constante nas relações trabalhistas, principalmente por parte de pessoas que ocupam cargos superiores. Segundo Regina Maciel, “o fenômeno se traduz pela exposição repetitiva e prolongada a situações humilhantes e constrangedoras dos trabalhadores no desempenho de suas funções, gerando sofrimento psíquico e degradação do ambiente de trabalho”.
O evento é aberto ao público e cada participante receberá uma cartilha com todos os detalhes da pesquisa. Compareça! |
|
|
|
|