Na Assembléia Geral Extraordinária da Categoria Bancária, da base do Sindicato dos Bancários do Ceará, realizada no dia 28/10, na sede do Sindicato a categoria aprovou, por unanimidade, a ratificação da Assembléia de 22/10/2008, que aprovou proposta apresentada para celebração da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria 2008/2009, a Convenção Coletiva de PLR e a Convenção Coletiva de Trabalho Aditiva, com vigência no período de 1º/9/2008 a 31/8/2008.
Deliberou-se, ainda, pela aprovação do desconto assistencial para os bancários da base do SEEB/CE, que será de 2% do salário bruto, para sócios e não sócios na folha de pagamento de instituições financeiras públicas e privadas, sendo 1% descontado na primeira folha de pagamento após a assinatura do acordo e 1% no mês imediatamente subseqüente ao primeiro desconto. Não pode haver coincidência do desconto com o pagamento de parcelas do décimo terceiro salário. O valor cobrado anualmente é utilizado para custear as despesas de infra-estrutura da entidade durante a campanha salarial.
Estrutura – A contribuição espontânea dos trabalhadores por meio das mensalidades e da própria contribuição assistencial, ajudam na infra-estrutura da entidade, principalmente em gastos com a campanha salarial. A greve, que durou 17 dias, seria inviabilizada sem itens essenciais, como carros de som, cartazes, faixas e organização de assembléias, além de material informativo para a categoria em greve e para a sociedade.
A contribuição é espontânea e fortalece a entidade que representa a categoria, que é atuante e organizada na luta por melhores condições de trabalho, melhores salários e mais empregos.
Os sindicalizados e não sindicalizados poderão opor-se ao desconto assistencial no prazo de 10 dias corridos, contados a partir da publicação da Tribuna Bancária (3/11), divulgando a assinatura do acordo salarial, mediante requerimento individual, entregue pela manhã, na Tesouraria e Secretaria de Organização, das 9 às 14 horas, e à tarde, na Secretaria de Ação Sindical, das 14 às 18 horas, no Sindicato dos Bancários do Ceará (Rua 24 de Maio, 1289 – Centro), de segunda a sexta-feira.
No caso dos funcionários do BNB, o desconto assistencial só será cobrado após a assinatura do acordo salarial 2008 com o banco. Da mesma forma, o prazo para opor-se será de10 dias após a assinatura do acordo.
 |