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15/07/2008 |
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INFORME TERÇA-FEIRA, DIA 15/7 |
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Idec testa divulgação de ouvidorias dos bancos |
O Idec realizou uma pesquisa para verificar o cumprimento da Resolução 3477 do Banco Central do Brasil, que determina que os bancos devem disponibilizar aos consumidores um serviço gratuito, as ouvidorias, com a “atribuição de assegurar a estrita observância das normas legais e regulamentares relativas aos direitos dos consumidores e de atuar como canal de comunicação entre essas instituições e os clientes e usuários de seus produtos e serviços, inclusive na mediação de conflitos”.
O Idec pesquisou os 10 maiores bancos do País em número de clientes: Itaú, Nossa Caixa Nosso Banco, Banrisul, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Santander Banespa, HSBC Bamerindus, Real, Unibanco e Bradesco. Enviou cartas para as ouvidorias questionando as medidas tomadas para sua implantação e divulgação, consultou os sites dos bancos e visitou uma agência de cada um deles.
Nos sites, encontrar as ouvidorias não é difícil, destacando-se aqueles que a divulgam na homepage: Banrisul, CEF, Santader e HSBC. Nas agências, contudo, a divulgação ainda deixa a desejar. Nas do Unibanco e do Itaú visitadas não havia qualquer indicação da existência de ouvidorias e mesmo os funcionários, quando perguntados, não souberam informar o meio de contato específico. Considerando os resultados das pesquisas nos sites e nas agências e ainda o conteúdo das respostas às correspondências enviadas pelo Idec, merecem destaque positivo os bancos Santander, Bradesco e ABN Amro Real.
O Idec enviou uma carta ao Banco Central requerendo que a Superintendência de Fiscalização da instituição disponibilize para o Instituto os primeiros relatórios das ouvidorias dos dez bancos pesquisados e que o Banco Central “tome as medidas necessárias para que os resultados dos relatórios semestrais das ouvidorias sejam amplamente divulgados, e ainda para que os respectivos relatórios sejam disponibilizados a todos aqueles que solicitarem”. |
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