Fundos de pensão
Os fundos de pensão enfrentaram em 2008 o período mais crítico do seu histórico recente, em termos de rentabilidade financeira. Os números consolidados ainda não estão fechados, mas dados preliminares da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp) indicam que, em outubro, o acumulado da rentabilidade estava negativo em 3%, puxado pelo forte impacto da crise nos investimentos em renda variável.
Encontro da Caixa
O Encontro Nacional de Dirigentes Sindicais da Caixa está marcado para os dias 6 e 7/2/2009, em Brasília (DF). O objetivo é envolver as entidades sindicais no processo de negociações permanentes e na organização do 25º Congresso Nacional de Empregados da Caixa (Conecef). Todas as entidades sindicais estão convocadas para participar do Encontro. As inscrições estão abertas até o dia 23/1 e deverão ser feitas via e-mail contrafcut@contrafcut.org.br.
FGTS
Rentabilidade mínima a ser garantida nos projetos de investimento é de 6% ao ano mais TR, ante 3% mais TR nas contas vinculadas do FGTS. O governo marcou para 1º de maio – Dia do Trabalhador – o lançamento das regras para aplicação pelos trabalhadores do dinheiro das contas individuais no fundo de infraestrutura do FGTS. Não está definido quanto cada trabalhador poderá investir, mas o valor global deve ficar em até R$ 10 bilhões.
Luta contra o câncer
Médicos do University College de Londres anunciaram o nascimento de uma menina selecionada geneticamente para não carregar uma versão alterada do gene BRCA1, a qual pode acarretar um risco de até 80% de desenvolver câncer de mama ou de ovário. O diagnóstico ocorreu após um processo de fertilização in vitro: embriões gerados em laboratório pelos pais da menina foram selecionados, sendo escolhido para implantação no útero apenas o que não carregava a versão “maligna” do gene.
“Em 2009, deveremos ter um crescimento forte por causa do efeito Obama, a partir de março. Acho que os Estados Unidos já passaram pelo pior momento, e tudo o de pior que poderia acontecer para a economia brasileira já aconteceu”
Disse o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, que prevê a criação de 1,5 milhão de empregos no País em 2009
|