
Seguro emprego
Técnicos do Ministério do Trabalho e Emprego estudam a criação de uma nova ferramenta de estimulo à geração ou manutenção do emprego, foi o que anunciou o ministro Carlos Lupi. “Nós estamos terminando uma formulação para garantir o emprego do trabalhador. Para evitar o mal do desemprego”. Lupi destacou a importância do seguro desemprego, que “traz um benefício real para a economia e para o trabalhador”. Ele analisou também que o emprego no Brasil sofrerá queda em relação a 2008, “mas nada que acompanhe o alarmismo que alguns querem colocar”.
Companhias emergentes
14 empresas brasileiras compõem a lista de 100 companhias de economias emergentes classificadas como sérias concorrentes a multinacionais de países desenvolvidos, publicada pela consultoria Boston Consulting Group e divulgada dia 28/1, no Fórum Econômico Mundial, em Davos (Suíça). O Brasil é o 3º país com mais companhias na lista, atrás da China (36) e da Índia (20).
Efeitos limitados
Um estudo detalhado feito por cientistas na Dinamarca trouxe uma boa e uma má notícia: para tratar a dor, acupuntura funciona mesmo, mas bem pouco. Os pesquisadores recolheram dados provenientes de 13 testes clínicos diferentes, feitos no tratamento dos mais variados tipos de dor. O mais curioso, entretanto, foi que, embora a diferença entre acupuntura de verdade a sua versão placebo fosse praticamente irrelevante, ambas desempenharam efeito analgésico considerável, ou seja, talvez o menos importante na acupuntura seja os locais do corpo onde se espetam as agulhas, e mais o fato de que elas estejam sendo espetadas. Mas a perspectiva de haver algum efeito, além do psicológico, no tratamento de dor com acupuntura, ainda terá de ser respondida por futuras pesquisas.
Desemprego recua
A taxa de desemprego em seis regiões metropolitanas do País recuou em 2008, segundo a pesquisa de emprego e desemprego (PED) divulgada dia 28/1 pelo Dieese, em parceria com a fundação Seade. De acordo com os dados, a taxa média de desemprego, que foi de 15,5% em 2007, ficou em 14,1% em 2008 (-9%). Segundo o Dieese, é a menor taxa média anual desde 1999.
“Temos que construir uma estratégia para acelerar o processo de redução da desigualdade e combater o analfabetismo, o baixo índice de registro civil e a pobreza na agricultura familiar”
disse o ministro das Relações Institucionais, José Múcio, em reunião com governadores do Norte e Nordeste, realizada na última semana. |