
PIS
Um total de 724 mil trabalhadores com direito ao PIS ainda não retiraram o dinheiro.O abono, de R$ 465,00, pode ser retirado nos caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal ou nas casas lotéricas com o Cartão Cidadão. Depois de 30/6 – prazo máximo para o recebimento – o dinheiro não retirado vai para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Tem direito a receber o PIS o trabalhador que tenha trabalhado com carteira assinada durante pelo menos 30 dias em 2007 e ter sido cadastrada no PIS pelo menos desde 2003.
Seguro-desemprego
Diante da onda de demissões provocada pela crise financeira internacional, o governo não descarta a possibilidade de estender o período de pagamento do seguro-desemprego, segundo afirmou o ministro do Trabalho, Carlos Lupi. Hoje, o número de parcelas que o trabalhador tem direito a receber está vinculado ao seu tempo de registro em carteira no último emprego. Num período de 12 meses, terá direito a três parcelas. De 12 a 23 meses, quatro parcelas. Acima desse período, cinco parcelas.
Call center
O Ministério da Justiça (MJ) anunciou semana passada que o Departamento de Defesa do Consumidor (DPDC) já instaurou 204 processos administrativos contra empresas que insistem em descumprir as novas regras para os serviços de call center, em vigor desde o dia 1º/12/2008. De acordo com informações do DPDC, a quantidade de processos instaurados é recorde – uma média de 4,72 processos por dia útil. A portaria define o tempo máximo de um minuto de espera para que o consumidor seja atendido por empresas que prestam o serviço de call center. O setor com mais empresas autuadas é o de instituições financeiras, com 76 processos administrativos. As denúncias de descumprimento devem ser feitas no Procon.
Mulheres, jovens e negros
Nas grandes metrópoles do Brasil, em tempos de crise, os maiores prejudicados com o desemprego são do sexo feminino, pretos ou pardos, jovens e com pelo menos o ensino médio completo, segundo dados da PME (Pesquisa Mensal de Emprego) levantados pelo IBGE. As mulheres representaram, na média de 2008, 58,1% dos desocupados. Considerando a escolaridade, cresce a cada ano a parcela de desempregados com mais de 11 anos de estudo. Já os pretos e pardos desempregados, segundo o IBGE, eram a maioria ao final de 2008 – 52,4% do 1,606 milhão de desocupados nas seis principais regiões metropolitanas em dezembro de 2008.
“Se o sistema financeiro mundial estiver descolado daquilo que é a razão de ser de uma nação e de um povo: do trabalho, da construção, da produtividade, esse sistema financeiro não existe e não vale nada” criticou Lula, sobre a crise econômica, durante a inauguração da usina hidrelétrica de São Salvador, em Tocantins, dia 5/2.
|