
Justiça lenta
Pesquisa divulgada semana passada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) revela o número de magistrados é insuficiente para a quantidade de processos que tramitam na Justiça. Segundo a AMB, 85% das varas têm mais de mil processos em andamento. Em apenas 15% das unidades tramitam até mil processos, número considerado como aceitável pelo Judiciário. A pesquisa também detectou que a quantidade de técnicos existentes é quase a metade do que seria necessário para atender à demanda do Judiciário, que é de 68 milhões de processos, segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Em queda
Uma pesquisa da Fundação Procon de São Paulo apontou queda na média das taxas de juros do empréstimo pessoal e do cheque especial para pessoa física em fevereiro na comparação com janeiro de 2008. Foi a segunda queda consecutiva das taxas médias dessas modalidades de operação. Dos dez bancos pesquisados, oito reduziram suas taxas de empréstimo pessoal e sete reduziram suas taxas de cheque especial. No empréstimo pessoal, a taxa recuou de 6,01% ao mês em janeiro para 5,89% em fevereiro. Já os juros do cheque especial passaram de 9,25% para 9,18%.
Genéricos
Estimular a oferta no mercado de remédios, melhorar a qualidade, além de reduzir os preços e facilitar o acesso da população aos tratamentos são as determinações da Lei dos Genéricos, criada em fevereiro de 1999. Hoje, a variedade de medicamentos genéricos e a quantidade de empresas farmacêuticas produtoras cresceram mais de 100% em relação ao ano em que começou essa produção, de acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (Pró-Genéricos). Já foram registrados 2.600 produtos genérico em farmácias, número que representa 18% do mercado. Por lei, o custo do genérico ao consumidor deve ser 35% menor que o do produto de marca.
Eleitores
Os eleitores que não votaram nem justificaram a ausência nas três últimas eleições já podem consultar a situação do seu título de eleitor no site do Tribunal Superior Eleitoral (www.tse.gov.br). O período para a regularização nos cartórios eleitorais vai até 16/4. Quem não procurar a Justiça Eleitoral nesse prazo corre o risco de ter o título cancelado.
Nessa situação, o eleitor não pode se inscrever em concurso público, nem receber vencimentos de função ou emprego público, bem como de fundações governamentais, empresas, institutos e sociedades de qualquer natureza. O cancelamento de quem não sanar suas pendências começa no dia 30/4.
"Houve greve de fome, gente que falou, artista que falou. Como seria bom se essa gente em vez de ficar fazendo política entrasse na casa de um matutozinho e visse a qualidade da água que ele bebe"
Presidente Lula ao criticar as manifestações contrárias à obra de transposição do Rio São Francisco |