A Contraf-CUT e a Confederação Nacional dos Trabalhadores Vigilantes (CNTV) estão acompanhando o andamento da Comissão Especial de Segurança Privada, da Câmara dos Deputados. Na quarta-feira, 3, as entidades se reuniram com os deputados Eduardo Valverde (PT-RO) e Paulo Pimenta (PT-RS), ambos integrantes da Comissão, buscando informações e esclarecimentos.
Valverde explicou que a Comissão foi instalada para discutir o projeto de sua autoria, que trata da profissão de vigilante. "Também foram apensados as demais iniciativas que envolvem segurança privada", informou.
Pimenta ressaltou a importância da participação dos bancários e vigilantes, apresentando propostas para a melhoria da segurança e a proteção da vida de trabalhadores e clientes. "Tenho dialogado com o ministro da Justiça, Tarso Genro, que está trabalhando para a melhoria da segurança pública, como o Pronasci, dentre outros projetos", frisou.
Tarso, quando foi prefeito de Porto Alegre, sancionou, em 1994, lei municipal que obriga a instalação da porta de segurança com detector de metais em todos os acessos destinados ao público. Contestada pelos bancos, essa lei foi julgada constitucional pelo STF.
"Mostramos aos deputados a necessidade de construir uma legislação que garanta os dispositivos da lei federal nº 7.102/83 e traga avanços para reforçar a estrutura de segurança nos bancos, com o foco na defesa da vida de bancários, vigilantes e clientes, diante do crescimento da violência e da criminalidade no País", avaliou Ademir.
As reuniões da Comissão ocorrem às quartas-feiras, sendo que a desta semana foi cancelada.
Fonte: Contraf-CUT
|