O secretário geral da Confederação Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras das Américas, Víctor Báez Mosqueira, pediu em uma comunicação dirigida ao secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), a intervenção urgente em Honduras para assegurar "o pleno respeito à vida, à integridade pessoal, à livre circulação e expressão dos líderes sindicais ". Desde o golpe executado em 28 de junho, os movimentos populares e o movimento sindical no país, foram violentamente reprimidos na sua luta pelo respeito da democracia.
"Temos informações de que existem listas de dirigentes sindicais ameaçados de prisão e que correm risco pessoal diante da ação dos militares e forças de segurança que apóiam a autoridades ilegítimas em Honduras", disse Víctor Báez. "Esta situação tende a complicar diante da decisão dessas autoridades de ignorar as exigências da OEA e da ONU para restabelecer as instituições e, pelo contrário ameaçam aqueles que apóiam as autoridades legítimas com uma repressão generalizada".
Na carta reproduzida abaixo, Báez Mosqueira inclui os nomes de sindicalistas que foram ameaçados e pediu à OEA para demandar às ilegítimas autoridades de Honduras para assegurarem a sua integridade. "A lista dos companheiros anexados anexado à presente comunicação, é uma lista limitada, já que esta ameaça se estende a praticamente todas as lideranças sociais e sindicais do país", disse o secretário-geral do CSA.
"A Contraf-CUT e os bancários do Brasil reforçam a campanha da CSA, por defender um direito fundamental não só do exercício da liberdade de organização dos trabalhadores como um direito humano à vida", afirma Ricardo Jacques, secretário de Relações Internacionais da Contraf-CUT.
Veja a lista de dirigentes sindicais ameaçados em Honduras:
Israel Salinas, Secretario General de CUTH
Daniel Durón, Secretario General de la CGTH
Hilario Espinoza, Secretario General CTH
Idalmi Cárcamo, Secretaria de Educación CUTH
Juan Barahona, Dirigente CUT y FUT
Carlos Reyes, Secretario General del STIBYS
Víctor Arita Petit, Presidente de SINTRAINCEHSA
Eliseo Hernández, Secretario de Conflictos de SINTRAINCEHSA
Luis Mayorga, Presidente de STINCAH
Jaime Vallecillo, Secretario de Organización de STINCAH
Luis Alonzo Mayorga Galvez, Presidente STINCAH
José Marcial Zuñiga Rodríguez, Secretario General STINCAH
Jaime Vallecillo Turcios, Vicepresidente STINCAH
Marco Tulio Sánchez Del Cid, Tesorero STINCAH
Vladimiro Santos Espinal, Secretario de Actas STINCAH
Rufino García Espinoza, Secretario de Propaganda STINCAH
Víctor Manuel Izaguirre Varela, Secretario de Asuntos Exteriores STINCAH
Javier Alonso Valladarres Aciego, Secretario de Asuntos Interiores STINCAH
Roque García Solórzano, Secretario de Educación Física STINCAH
Mauro Enrique Soto Gómezl, Secretario de Educación Obrera STINCAH
Fonte: CSA |