Na primeira negociação da campanha 2009, realizada nesta terça-feira 18, em São Paulo, o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) definiram o calendário de discussão da minuta de reivindicações da categoria. Haverá três rodadas, uma por semana: emprego no próximo dia 27, remuneração e cláusulas econômicas no dia 2 de setembro; e saúde, condições de trabalho e cláusulas sociais no dia 9 de setembro.
O Comando Nacional cobrou da Fenaban uma resposta, na próxima reunião, para a reivindicação de alteração do modelo de PLR, que foi discutida exaustivamente em cinco rodadas de negociações entre abril e maio último. "Nossa proposta é clara e foi definida na Conferência Nacional. Queremos três salários mais R$ 3.850 fixos distribuídos a todos os bancários. Acreditamos que esse modelo é mais simples, mais transparente e valoriza mais o trabalho dos bancários", afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional. "Cobramos uma resposta para a próxima rodada, uma vez que esse debate já foi realizado exaustivamente com os bancos, e deixamos claro que não assinaremos acordo com o modelo de PLR do ano passado."
Os negociadores da Fenaban disseram que a proposta dos bancários está sendo discutida pelos bancos e que ainda não têm uma definição.
Fonte: Contraf-CUT |