Bolsa Família
O Ministério do Desenvolvimento Social anunciou, dia 18/5, que incluiu mais 382 mil famílias na lista de beneficiários do Bolsa Família. Em agosto, outras 550 mil serão acrescentadas. Trata-se da 1ª etapa de um plano para estender o programa a 1,8 milhão de novas famílias até o final de 2010. Com isso, a lista de pagamento passaria dos atuais 11,1 milhões de famílias para 12,9 milhões. As prefeituras receberam orientação para ir atrás de pessoas em situação de maior risco, sob o ponto de vista da segurança alimentar. Isso inclui moradores de rua, populações quilombolas e grupos indígenas.
Células-tronco contra a cegueira
Uma equipe médica ligada à USP de Ribeirão Preto está iniciando um tratamento experimental contra a retinose pigmentar, doença que pode levar seus portadores à cegueira total. A ideia é usar células-tronco retiradas da medula óssea dos próprios pacientes para estimular a retina a recuperar sua função, ao menos parcialmente. A primeira vantagem de usar células tiradas da medula óssea do próprio paciente para transplante é que, claro, não existe risco de rejeição.
Incentivo à paz
A Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) informou, dia 20/5, que o presidente Lula é o vencedor da edição de 2008 do Prêmio pela Paz Félix Houphouët-Boigny. Segundo um comunicado divulgado pela organização, Lula foi o escolhido pelo júri “por suas ações em busca da paz, diálogo, democracia, justiça social, igualdade de direitos, assim como por sua contribuição para a erradicação da pobreza e proteção das minorias”. Entre os vencedores de outras edições estão Nelson Mandela, Yitzhak Rabin, Shimon Peres e Yasser Arafat. A cerimônia de entrega do prêmio deve acontecer em julho.
Vilões da Selic
Apesar da queda na taxa básica Selic, os juros bancários continuam elevados e não acompanharam o ritmo dos cortes promovidos pelo Banco Central. Segundo o Procon-SP, a redução da Selic e as iniciativas do governo para diminuir o spread bancário ainda não surtiram os efeitos desejados. A pesquisa da fundação aponta que as taxas médias de juros bancários do empréstimo pessoal e do cheque especial em maio ficaram em 5,57% ao mês e em 8,89% ao mês, respectivamente.
“A mágica que nós fizemos foi decidir de que lado estávamos (...). Embora nos definamos como ‘governo de todos’, nós temos como prioridade ajudar as camadas mais pobres da população”
Presidente Lula, ao ser questionado por TV turca sobre qual foi a “mágica” para resolver problemas econômicos do Brasil |