
Cuba na OEA
Os chanceleres que participam da 39ª Assembleia Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) chegaram a um acordo para revogar em consenso a suspensão a Cuba aprovada em 1962. A decisão foi adotada dia 3/4 depois que, na véspera, os chanceleres de um grupo especial designado para tratar a questão permaneceram reunidos por mais de seis horas, sem se chegar a nenhum consenso. As posturas em conflito eram as dos que propunham uma revogação da suspensão sem condições, e outra que mencionava a necessidade de que Cuba assumir compromissos de democracia e defesa dos direitos humanos.
Divórcio mais rápido
Divorciar-se no Brasil deverá ficar mais rápido, barato e menos traumático. Essa é a expectativa em torno da proposta de mudança no texto da Constituição Federal que trata de separações judiciais de casais. Com a proposta da nova lei, os casais que decidirem pela separação podem se divorciar logo após tomarem a decisão. Ou seja, o casamento civil poderá ser dissolvido imediatamente. As novas regras servirão tanto para a separação consensual quanto litigiosa.
Resindicalização de trabalhadores
Um grupo de 40 importantes economistas dos Estados Unidos assinou uma declaração defendendo a importância de os trabalhadores voltarem a fazer parte de sindicatos para enfrentar a crise econômica. Só 7,5% dos trabalhadores do setor privado dos EUA estão neste momento representados por uma organização sindical. E, em todo ano de 2007, menos de 60 mil trabalhadores conseguiram ocupar uma posição sindical mediante eleições sancionadas pelo governo.
Encontro de Corais
O Coral do SEEB/CE participará do IV Encontro de Corais, promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal do Ceará (SINTUFCE), que acontecerá nos dias 12 e 13 de junho de 2009, a partir das 18 horas, no Teatro José de Alencar. O evento é aberto ao público e já se tornou tradicional em Fortaleza. Em 2009, participam 16 dos mais importantes Corais do Ceará, além da Orquestra de Flautas da UFC.
“Se a crise econômica é preocupante, a crise da não sustentabilidade da Terra se manifesta, cada dia mais, ameaçadora”.
disse Leonardo Boff na Assembléia Geral da ONU, ao falar sobre o Dia Internacional do Meio Ambiente, 5 de junho
|