
Vilões do emprego
Os bancos que operam no Brasil fecharam 1.354 postos de trabalho no primeiro trimestre de 2009, segundo estudo elaborado pela Contraf-CUT e Dieese/SP. As empresas financeiras desligaram 8.236 bancários e contrataram 6.882 entre janeiro e março. É uma inversão do que ocorreu no ano passado, quando houve um aumento de 3.139 novas vagas no mesmo período. O estudo foi divulgado no dia 16/6 e passará a ser publicado trimestralmente baseando-se nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho.
Merenda Escolar
O presidente em exercício, José Alencar, sancionou, dia 16/6, a lei que estende a merenda e o transporte escolar ao ensino médio e à Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede pública. Medida provisória nesse sentido já havia sido assinada em janeiro pelo presidente Lula e os repasses já vinham sendo feitos desde fevereiro. Além dos 35 mil estudantes de creches, pré-escola e ensino fundamental já atendidos pela merenda escolar, passam a ser beneficiados 9 milhões de estudantes do ensino médio e 3 milhões de alunos dos programas de EJA.
Lei Seca
Passado o primeiro ano de implementação da “Lei Seca” no País, o número de mortes e internações provocadas pelo trânsito teve uma redução média de 23% nas capitais brasileiras. Levantamento do Ministério da Saúde divulgado dia 17/6 revela que o volume de hospitalizados por acidentes nas estradas diminuiu em 24.545, saindo de 105.904, no segundo semestre de 2007, para 81.359, no segundo semestre de 2008. Já o número de mortos desceu de 3.519 para 2.723 nesse mesmo período pesquisado – redução de 796 óbitos. Quando avaliadas as internações entre o primeiro e o segundo semestre de 2008, houve redução de 3.325 internações por acidentes de trânsito, uma queda de 4%.
Cuidados
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, dia16/6, uma norma que determina a obrigatoriedade, nos rótulos de todos os ovos vendidos no País, contendo as seguintes frases: “o consumo deste alimento cru ou mal cozido pode causar danos à saúde” e “manter os ovos preferencialmente refrigerados”. O objetivo é alertar a população para evitar a transmissão de salmonella pelo ovo já que um estudo do Ministério da Saúde mostrou que o ovo é o principal alimento envolvido em surtos de doenças transmitidas por alimentos no País. Os sintomas mais comuns da infecção causada pela salmonella são dores abdominais, diarréia, calafrios, náusea e vômito.
“Eu espero que agora os empresários estejam mais conscientes de que os trabalhadores brasileiros, os consumidores brasileiros seguraram a economia brasileira. O pior já passou e a economia brasileira está dando sinais enormes de recuperação”
Disse o presidente Lula, no programa semanal de rádio “Café com o Presidente”.
|