RSSYoutubeTwitter Facebook
Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Versão para impressão


  11/11/2009
INFORME QUARTA-FEIRA, DIA 11 DE NOVEMBRO DE 2009

Criação de empregos neste ano já supera 1 milhão, afirma ministro Lupi

Sem esperar pela divulgação oficial dos dados de outubro do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, disse na segunda-feira, dia 9, que o país superou a marca de 1 milhão de empregos formais criados em 2009. O número, que representa a diferença entre contratações e demissões e superou as metas do governo, mostra a recuperação econômica do país da crise econômica que fez desaparecerem cerca de 654 mil postos de trabalho só em dezembro de 2008, um recorde em 10 anos.

O ministro comemorou o fato lembrando que havia previsto a recuperação.

- Acharam que eu era maluco, os pessimistas não acreditavam. Mas os números estão aí e provam que minha previsão estava certa - afirmou, ao participar da abertura da Fenashore, em Niterói (RJ).

Os números de postos de trabalho relativos a outubro devem ser divulgados nos próximos dias. Na mesma época do ano passado, o saldo de empregos formais criados nos primeiros 10 meses do ano era de 2 milhões, segundo o coordenador do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Marcelo Néri.

Com a queda provocada pela crise, 2008 encerrou-se com 1,452 milhões de vagas. Ou seja, mesmo que o crescimento seja inesperado, ainda assim o número de empregos criados é bem menor do que antes do cataclismo financeiro que começou nos Estados Unidos e se espalhou pelo mundo.

- Comparado com um ano atrás, passado, o copo está meio vazio. Mas comparado com o cenário de crise, é alvissareiro - avalia Néri.

Retomada de contratações indica crescimento econômico

Segundo o economista da FGV, ultrapassar a marca de 1 milhão de vagas é uma boa notícia não só pelo impacto imediato na economia. Voltar a contratar é significativo também porque o aumento no emprego, com as 8,5 milhões de novas vagas criadas entre 2003 e 2008 sem que as reformas necessárias tenham sido feitas, foi uma das principais surpresas da década na economia brasileira.

Além disso, o avanço do emprego formal é um indicativo forte de crescimento econômico. No auge da crise, foram os maiores empregadores, com condições de pagar direitos trabalhistas, os que mais demitiram para se ajustar à demanda. Especialmente na indústria, os empresários calcularam que a crise seria maior do que foi - apesar de não ser uma marolinha, também não foi um tsunami, afirma Néri.

- A contratação de mão de obra formal é um sinal de que o Brasil voltou a apostar no futuro - diz o economista da FGV.

As 800 mil vagas fechadas entre novembro de 2008 e janeiro deste ano já haviam sido "repostas" até setembro, quando os dados do Caged indicaram a criação de 932.651 postos de trabalho.

Fonte: Zero Hora

Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
 

Edições Anteriores

Clique aqui para visualizar todas as edições do Informe Bancário
 
SINDICATO DOS BANCÁRIOS DO CEARÁ
  

 

Android cihazlariniz icin hileli apk indir adresi artik aktif bir sekilde hizmet içerir.
seks sohbet yapabileceginiz birbirinden guzel bayanlar telefonun ucunda sizleri yorumu. Üstün hd seks porno videolari itibaren bulunmakta.
Kayitli olmayan kileriler bilinmeyennumara.me isim soy isim sekilde sms ile bilgilendir.
Profesyonel ekip davul zurna istanbul arayan kisilerin kesinlikle kiralama yapabilecegi en guzel sitesi. Programsiz ve basit mp3 müzik programı sizler icin sitemizde bulunmaktadir.

Rua 24 de Maio 1289 - Centro - Fortaleza - Ceará CEP 60020-001 (85) 3252 4266/3226
9194 - bancariosce@bancariosce.org.br

 

porn izle - sohbet telefon - sohbet hatti - porno - porno film
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
  www.igenio.com.br