A Contraf-CUT e as entidades sindicais retomam com o Santander Brasil nesta quarta-feira, dia 18, às 13 horas, as negociações para o Aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2009/2010 e o Acordo do Programa de Participação nos Resultados (PPR) referente ao exercício de 2009. A reunião ocorre no 5º andar do edifício Altino Arantes (ex-Banespa), no centro de São Paulo.
Trata-se da segunda rodada de negociações. Na primeira, ocorrida no dia 18 de setembro, foi definido o calendário de três reuniões para discutir a minuta de reivindicações: uma para o bloco das cláusulas existentes nos aditivos do Santander e do Real, outra para as propostas de inclusão e a última para o PPR.
A crise mundial não afetou os lucros do Santander e o banco fez recentemente uma megaoferta de ações no Brasil, a maior do mundo em 2009, captando mais de R$ 13 bilhões. Com esse cenário favorável para o banco, a expectativa é de valorização dos trabalhadores, com a preservação dos direitos, a inclusão de novas conquistas e a melhoria do PPR.
Reunião das COEs Santanter e Real
Antes da negociação, às 9h30, a Contraf-CUT promove reunião das Comissões de Organização dos Empregados (COE) do Santander e Real, na sede do Sindicato dos Bancários de São Paulo. O objetivo é preparar os debates com o banco.
Veja as principais reivindicações específicas:
- garantia de emprego
- centro de realocação profissional
- permanência da licença remunerada pré-aposentadoria (pijama)
- ampliação dos incentivos para aposentadoria
- melhoria das condições de trabalho
- manutenção do patrocínio ao Banesprev, HolandaPrevi e Bandeprev
- eleições para representantes dos participantes no HolandaPrevi e Sanprev
- manutenção do patrocínio da Cabesp
- aumento das bolsas de auxílio educação
- elevação do auxílio academia
- auxílio ao estudo de idiomas
- bolsa de férias, a exemplo da Espanha
- auxílio para certificação da Anbid
- prêmio de dois salários aos 25 anos de banco para todos os funcionários
Fonte: Contraf-CUT |