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  11/12/2009
INFORME SEXTA-FEIRA, DIA 11 DE DEZEMBRO DE 2009

Ciclistas disputam espaço com carros

Apenas nos cinco primeiros meses do ano, 611 acidentes com ciclistas foram registrados em Fortaleza pela Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC). O número representa uma diminuição de 9,8% em relação ao mesmo período de 2008, mas evidencia que a Cidade ainda precisa melhorar a convivência com as bicicletas. Também até maio, 13 pessoas morreram em acidentes envolvendo essa alternativa de transporte cada vez mais defendida nacional e globalmente. No ano passado, um ciclista foi ferido a cada 6 horas e 30 minutos em Fortaleza.

De acordo com os órgãos de trânsito, os próprios ciclistas precisam prestar mais atenção à sinalização e investir nos itens de segurança. Para a diretora de Planejamento do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), Lorena Moreira, não dá para culpar apenas os motoristas ou a quantidade insuficiente de ciclovias pelos acidentes. ``Os ciclistas insistem em não usar as ciclovias. Onde não há ciclovias, eles devem se conduzir na mesma mão do carro. Mas o que nós vemos é o contrário``.

Nas ciclovias de Fortaleza por onde O POVO passou foi mais fácil encontrar as bicicletas disputando espaço nas vias com os carros. Como justificativa, os buracos, a dificuldade de acesso e o medo dos assaltos. No entanto, para Lorena, o que aparece muitas vezes é o descaso em relação aos equipamentos, semelhante ao dos pedestres com as passarelas.

Ciclistas, aliás, também são considerados pedestres quando estão desmontados, levando a bicicleta de lado. É o que estabelece o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Já trafegando na via, a bicicleta é mais um veículo. A chefe da Divisão de Educação para a Cidadania no Trânsito da AMC, Raphaela Alves, acredita ser preciso que os ciclistas tenham essa consciência e passem a obedecer a sinalização, as preferências entre as ruas e a distância em relação aos carros. Um outro alerta é para a falta de itens de proteção, principalmente no perfil de quem usa a bicicleta como meio de transporte. Quem faz ciclismo como esporte costuma se proteger mais. Apesar de o capacete não ser obrigatório para ciclistas no CTB, ela reforça a importância dele diante da fragilidade de quem anda de bicicleta em caso de acidente. Os motoristas, segundo ela, também precisam aprender um princípio que deveria nortear sua conduta em relação a quem anda de bicicleta ou a pé. ``O maior tem que ter cuidado e zelo com o menor``, afirma.

Cláudio Silva, arquiteto do Programa Bicicleta Brasil, do Ministério das Cidades, aconselha os ciclistas a trafegarem com mais segurança nas vias secundárias, de menor movimento. E reforça que falta de estrutura específica não deve ser motivo para deixar de andar de bicicleta. Pelo contrário: ``Quanto mais ciclistas nas ruas, mais os gestores vão perceber essa questão``, diz.

NÚMEROS

ACIDENTES COM CICLISTAS EM FORTALEZA
> 2008 (janeiro a maio): 678
> 2009 (janeiro a maio): 611

NOS ÚLTIMOS TRÊS ANOS:
> 2006: 2051
> 2007: 1599
> 2008: 1552
>Em 2008, as mortes de ciclistas representaram 17,6% do total de mortes em acidentes de trânsito em Fortaleza.

E-MAIS

DICAS PARA ANDAR DE BICICLETA COM TRANQUILIDADE
> Mantenha-se à direita
> Evite ruas movimentadas
> Faça-se visível, nas atitudes e nas roupas
> Não responda provocações
> Ande no mesmo sentido do tráfego. Os motoristas poderão vê-lo a uma distância suficiente que lhes permita desviar de você.

O QUE DIZ O CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO:
Art. 58
: Nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores.

Art. 105: Itens de segurança: campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, e espelho retrovisor do lado esquerdo.

Art. 21: Compete aos órgãos e entidades executivos rodoviários da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, no âmbito de sua circunscrição:(...) II - planejar, projetar, regulamentar e operar o trânsito de veículos, de pedestres e de animais, e promover o desenvolvimento da circulação e da segurança de ciclistas.

Fonte: Jornal O Povo

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