RSSYoutubeTwitter Facebook
Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Versão para impressão


  17/08/2009
Edição Nº 1086 de 17 a 22 de agosto de 2009

SEEB/CE realiza esclarecimentos sobre ações judiciais do BB

O Sindicato dos Bancários do Ceará realizou na última quarta-feira, 12/8, uma reunião de esclarecimentos sobre as ações judiciais coletivas em favor dos empregados do Banco do Brasil – ação do anuênio e restituição do Imposto de Renda descontado sobre o abono previsto no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 1996/1997. O evento reuniu cerca de 300 bancários, da ativa e aposentados, tendo início com um café da manhã no Ponta Mar Hotel. Houve distribuição de material da Secretaria de Formação Política do SEEB/CE. A reunião de esclarecimentos foi facilitada por Carlos Chagas, coordenador do Coletivo Jurídico da CUT e chefe do setor jurídico do SEEB/CE.

A ação do anuênio envolve 2.580 trabalhadores. O caso teve início em 1997, quando um ACT conferiu novos contornos ao benefício: foi extirpada a evolução da verba com base na elevação do tempo de serviço. Em 2004, houve o ajuizamento da reclamação na 1ª Vara do Trabalho de Fortaleza, tendo início aí a primeira fase do processo, a verificação da existência ou não do direito. Somente em abril deste ano houve o trânsito em julgado da decisão em favor dos empregados, ou seja, as discussões acerca da existência do direito foram exauridas e o resultado foi favorável aos bancários.

Em maio, o SEEB/CE requereu a imediata implantação do anuênio, com seu valor recomposto, e, em julho, o Sindicato solicitou que o Banco do Brasil fosse intimado a fornecer ao Juízo os dados necessários à liquidação das parcelas vencidas. De posse desses dados, o Sindicato poderá fazer os cálculos de quanto cabe a cada bancário. Depois dos cálculos feitos e homologados, haverá a citação do Banco do Brasil e a liberação dos valores penhorados. São beneficiários da decisão os bancários que tenham recebido o anuênio em valor que deixou de sofrer variações a cada 12 meses de efetivo serviço à instituição, a contar de setembro/1997.

A ação da Restituição do Imposto de Renda descontado sobre o abono previsto no ACT 1996/1997 diz respeito ao desconto, pelo Imposto de Renda, sobre abono pago aos funcionários do BB. O IR entendeu que o abono também era renda, portanto passível de desconto; entretanto, para os trabalhadores, o abono é apenas uma forma de “compensar” a falta de reajuste salarial. O Sindicato entrou com mandado de segurança em 1999 e, em março de 2007, houve o trânsito em julgado. Em julho de 2007, o SEEB/CE solicitou os dados necessários à elaboração do cálculo. A ação envolve 1.800 contribuintes. Os beneficiários são os empregados ou ex-empregados do Banco do Brasil que integram a lista apresentada no início do processo e que tenham recebido o abono decorrente do ACT 2006/2007.

O empregado do Banco do Brasil e presidente eleito do Sindicato dos Bancários, Carlos Eduardo, frisou a importância desse momento de esclarecimento da categoria para a valorização das conquistas dos trabalhadores visando cada vez mais avanços. O bancário citou as principais bandeiras do movimento sindical, como a geração de trabalho e renda, a conquista de empregos decentes, que levem em conta a carreira, e o fim do fator previdenciário. Por fim, Carlos Eduardo lembrou que no dia 17 acontece a entrega da minuta específica do Banco do Brasil, que será recebida pelo próprio presidente de instituição.
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
 

Versão em PDF

Edição Nº 1086 de 17 a 22 de agosto de 2009

Edições Anteriores

Clique aqui para visualizar todas as edições do Tribuna Bancária
 
SINDICATO DOS BANCÁRIOS DO CEARÁ
  

 

Android cihazlariniz icin hileli apk indir adresi artik aktif bir sekilde hizmet içerir.
seks sohbet yapabileceginiz birbirinden guzel bayanlar telefonun ucunda sizleri yorumu. Üstün hd seks porno videolari itibaren bulunmakta.
Kayitli olmayan kileriler bilinmeyennumara.me isim soy isim sekilde sms ile bilgilendir.
Profesyonel ekip davul zurna istanbul arayan kisilerin kesinlikle kiralama yapabilecegi en guzel sitesi. Programsiz ve basit mp3 müzik programı sizler icin sitemizde bulunmaktadir.

Rua 24 de Maio 1289 - Centro - Fortaleza - Ceará CEP 60020-001 (85) 3252 4266/3226
9194 - bancariosce@bancariosce.org.br

 

porn izle - sohbet telefon - sohbet hatti - porno - porno film
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
  www.igenio.com.br