No mês em que celebra seu aniversário, Fortaleza celebra também com uma programação especial o Dia Mundial do Livro e do Direito Autoral, celebrado em 23 de abril. As atividades serão realizadas no Passeio Público, um patrimônio histórico e cultural da Cidade, tombado e mantido pelo Município. A programação começa às 8h30 e vai até o pôr do sol, incluindo contação de histórias, oficinas, lançamento de concurso literário, programas de leitura, espetáculo teatral, sarau poético e show musical.
O objetivo de toda a programação do Dia do Livro é levar à população a mensagem de que ler é uma atividade que conduz à imaginação e ao pensamento crítico, além de trazer informação e crescimento social e reafirmar valores de memória e identidade cultural.
Esse, aliás, é um dos princípios da política para a literatura, o livro e a leitura da Prefeitura Municipal de Fortaleza que será oficialmente lançada durante a programação do dia 23. Com o nome de Programa Ler é Ter Direitos, a iniciativa representa uma pactuação entre a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) e da Secretaria de Direitos Humanos (SDH), e diversos parceiros na área pública e privada, buscando mostrar à população que Fortaleza pode se tornar uma cidade de leitores.
O Programa Ler é Ter Direitos tem como patamar os saberes, as interpretações, as narrações das próprias comunidades e difunde novos signos de visão, de contação de histórias, de leituras do mundo ampliando olhares e perspectivas do estar, do viver e do pertencer à cidade.
O Dia Mundial do Livro e do Direito Autoral foi criado pela Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura), em 1995. Desde então, ele vem sendo celebrado em todo o mundo no dia da morte de William Shakespeare (1564-1616), dramaturgo inglês e autor de obras como Hamlet e Rei Lear, e de Miguel de Cervantes (1547-1616), conhecido pelo romance Dom Quixote.
Programação do Passeio Público
DIA 23
8h30 Contação de histórias com Júlia Barros: Contos da Rua Brocá.
9h Oficina de Criação literária com o escritor Kelsen Bravos- Nesta
9h Oficina de Desenho com o ilustrador e escritor Rafael Limaverde
9h Oficina de Fanzine com Jéssica Gabrielle
9h Intervenções de Arte Urbana com o grupo Liquidificador Sem Tampa pelo Passeio Público e distribuição de Fanzines
10h Lançamento do Concurso Literário Peter Rohl da Câmara cearense do livro.
14h Oficina de Criação literária com Kelsen Bravos
14h Oficina de Desenho com Rafael Limaverde
14h Oficina de Fanzine com Jéssica Gabrielle
14h Intervenções de Arte Urbana com o grupo Liquidificador Sem Tampa pelo Passeio Público e distribuição de Fanzines
15h Peça Teatral Cia. Prisma de Artes − Direção Raimundo Moreira
16h Lançamento da Feira do Livro Infantil de Fortaleza e do Programa Ler é Ter Direitos
16h Sarau poético com Grupo Remix
18h Show de Paula Tesser e Valdo Aderaldo
Serviço
Dia Mundial do Livro e do Direito Autoral – Dia 23, a partir das 8h30, no Passeio Público. Rua Dr., João Moreira, s/n – Centro (ao lado da Santa Casa de Misericórdia). Mais informações com a Coordenação de Assessoria de Difusão em Direitos Humanos da SDH: 85 3452-2325.
|