A Contraf-CUT se reúne nesta terça-feira, 4, com a Fenaban para mais uma rodada da mesa temática de Igualdade de Oportunidades. O segundo encontro desde a retomada das negociações acontece em São Paulo, às 15h30.
A expectativa dos trabalhadores é que os bancos tragam para a mesa um balanço do plano de ações anunciado pela Febraban no lançamento do Mapa da Diversidade, há cerca de um ano. De acordo com as informações das empresas, o plano tem entre suas diretrizes promover a democratização do acesso ao emprego bancário e o encarreiramento de negros, mulheres e pessoas com deficiência.
As mulheres, por exemplo, já são metade da categoria, mas têm dificuldade de ascender profissionalmente. Além disso, dados da última pesquisa de emprego bancário da Contraf-CUT e do Dieese constataram que as mulheres estão sendo admitidas ganhando 30% menos que os homens.
Os bancários também esperam obter uma resposta da Fenaban a respeito da proposta de parceria para o lançamento de uma campanha pela valorização junto a gestores e funcionários do aleitamento materno e da ampliação da licença-maternidade para 180 dias, conquistada na última campanha salarial.
Reunião da CGROS
Antes da negociação, acontece reunião preparatória da Comissão de Gênero, Raça e Orientação Sexual (CGROS), na parte da manhã, na sede da Contraf-CUT.
Fonte: Contraf-CUT |