
Taxa de fecundidade
Em pouco mais de 40 anos, a taxa de fecundidade brasileira passou de 6,2 filhos por mulher, até 1960, para dois filhos, em 2006. O índice foi divulgado dia 2/9, pelo IBGE. O dado é parte do levantamento “Indicadores Sociodemográficos e de Saúde no Brasil – 2009”. No Sul e Sudeste, as taxas de fecundidade, em 2006, estavam abaixo da taxa de reposição, com 1,9 e 1,8 filho por mulher, respectivamente. No Centro-Oeste a taxa era de 2 filhos por mulher. No Norte, 2,5 e no Nordeste, 2,2.
Memórias Reveladas
O governo federal lançou o portal “Memórias Reveladas – Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil (1964-1985)”, cujo lema é “para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça”. A finalidade é reunir informações sobre os fatos da história política recente do País. Além disso, o portal reúne um rico bando de dados sobre esse período e a população pode contribuir com o Arquivo Nacional entregando acervos particulares do período da ditadura, inclusive enviando informações sobre falecimentos ou possível localização de corpos de desaparecidos, com a garantia do anonimato. Visite: www.memoriasreveladas.arquivonacional.gov.br
Aborto
Pesquisa inédita constatou que 31% das ações judiciais que tratam de aborto no Brasil referem-se a interrupções de gravidez causadas por violência contra gestantes. As autoras, a advogada Tamara Gonçalves e a socióloga Thais Lapa, analisaram durante cerca de um ano 781 processos julgados pelos Tribunais de Justiça de todos os estados, pelo STJ e pelo STF entre 2001 e 2006. Do total de processos vinculando aborto à violência, 67% eram do Sudeste, 20% do Sul, 7% do Centro-Oeste, 4% do Nordeste e 2% do Norte.
Carrapato contra o câncer
Há seis anos, pesquisadores do Instituto Butantan, em São Paulo, trabalham no desenvolvimento de uma droga que possa ser utilizada como novos medicamentos contra o câncer, além de anticoagulantes utilizando a saliva do carrapato-estrela. A pesquisa – ainda não publicada – foi um dos destaques no 22º Congresso Internacional da Sociedade de Trombose e Hemostasia, realizado em Boston (EUA), em julho. Descobriu-se que a substância é segura para células saudáveis, mas fatal para células tumorais. Em camundongos, que tiveram melanomas (câncer de pele) induzidos, o resultado apresentou reversão completa da doença.
“Não se pode ainda dizer, com certeza, quantos bilhões de barris o pré-sal acrescentará às reservas brasileiras. Mas já se pode dizer, com toda segurança, que ele colocará o Brasil entre os países com maiores reservas de petróleo do mundo”
Presidente Lula, sobre a exploração das reservas do pré-sal
|