Registro único
A carteira de identidade, o passaporte, o CPF e a carteira de motorista são alguns dos documentos que passarão a ter o mesmo número de registro. A Lei 12.058 que autoriza o registro civil único foi sancionada dia 13/10 pelo presidente Lula. Com a unificação, o cidadão terá o número único de registro de identidade civil, válido para os brasileiros natos e naturalizados. De acordo com a lei, a implementação do registro único deve começar dentro de um ano. O Poder Executivo terá 180 dias para regulamentação.
Transplantes
O Ministério da Saúde mudou as regras para diminuir a espera por um órgão. As medidas foram anunciadas pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão. A partir de agora, menores de 18 anos vão ter prioridade para receber órgãos de doadores da mesma faixa etária. Crianças e adolescentes vão poder fazer transplante de rins antes da fase terminal da doença. O Ministério também anunciou a liberação de R$ 24,1 milhões para aumentar a captação e os transplantes de órgãos.
Brasis
Aconteceu num certo dia
Um encontro de outrora
Estavam na mesma festa
Quatro amigos de escola
Um era um típico mineiro
Outro um cearense arretado
O terceiro era gaúcho
O último um caipira paulista
Parecia encontro marcado
O poema acima é da bancária do BB, Maria Neurilene Bento Martins, da agência da Praça dos Correios. A poetisa passou na primeira etapa do Festival Cultural do BB e espera o resultado da votação da segunda fase. Ela representa, com seu poema, os estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. Para acompanhar o festival, basta acessar o site: www.festivalculturalbb.com.br.
HIV
Em uma parceria inédita, o Ministério da Saúde e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançaram dia 22/10 uma campanha que pretende envolver os quadros do ministério e as pastorais da Igreja Católica para difundir a importância da realização dos testes de HIV na população geral e de sífilis entre gestantes. O objetivo da campanha é fazer com que o cidadão compreenda a necessidade de conhecer a sua sorologia e busque o teste antes que a doença se desenvolva. A príncipio, a campanha será realizada em caráter experimental, em seis capitais: Manaus, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, João Pessoa e Rio de Janeiro.
“A economia está crescendo, a renda da população está crescendo e as pesquisas demonstram isso. Está tudo dando certo, mas tem sempre alguém torcendo para que dê errado”
afirmou o presidente Lula em discurso no Rio de Janeiro, onde destacou os indicadores econômicos de seu governo.
|