
Encontros e Desencontros
O concurso de crônicas do Circuito Cultural Fenae está com inscrições abertas até o dia 7/12, e o tema deste ano é “Encontros e Desencontros”. Estão convidados a participar os empregados da Caixa associados efetivos da Apcef ou contribuintes do Fenae Doações. Os não-associados podem procurar a Apcef. O regulamento completo do concurso e a ficha de inscrição estão nos sites da Fenae (www.fenae.org.br) ou do Programa PAR (www.programapar.com.br).
FGTS para Pensão
O STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidiu que, em caso de atraso de pensão alimentícia, o saldo do FGTS pode ser penhorado, ou seja, bloqueado se não houver o pagamento da dívida. A decisão é de junho deste ano. Na decisão, o STJ também permite a penhora do PIS para pagar pensão. Se, no intervalo entre o bloqueio do fundo pela Justiça e o pedido de pagamento, o devedor pagar a sua dívida, ele deverá pedir ao juiz o desbloqueio. Porém, se ele continuar endividado, o valor do FGTS, correspondente ao total da dívida, será pago ao credor.
Bancarização
O governo federal quer incluir mais 2,05 milhões de famílias de baixa renda, incluídas no programa “Bolsa Família”, na rede de serviços bancários até o fim de 2010. Atualmente, segundo números do governo, há 1,95 milhões de famílias com conta corrente simplificada na Caixa Econômica Federal. Até o fim do mandato do presidente Lula, a meta é chegar a 4 milhões de famílias na rede bancária – um aumento de 2,05 milhões em pouco mais de 14 meses.
Crack
Absorção e efeito mais rápido, além de preço menor. A combinação faz do crack uma das drogas com maior potencial de dependência e destruição. Comparada com a cocaína, ela chega com mais facilidade ao sistema nervoso central (cerca de 10s) e seu uso pode se repetir por mais vezes. Mesmo as pessoas que usam cocaína há anos podem se tornar viciadas em crack em pouquíssimo tempo. Apesar de ser uma droga estimulante, o crack diminui a quantidade de sangue na região do córtex frontal. Isso pode causar problemas mentais como a esquizofrenia, depressão e ansiedade.
"O Ceará possuía a terceira menor taxa de desemprego do País. Hoje, temos a menor taxa do Nordeste e a segunda menor taxa do Brasil, onde só perdemos para Belo Horizonte, que registrou 10,4% em setembro"
afirmou o coordenador da PED e do DIEESE, Ediran Teixeira, sobre a pesquisa de emprego e desemprego do mês de setembro.
|