RSSYoutubeTwitter Facebook
Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Versão para impressão


  09/05/2011
Segunda-Feira, 09 de maio de 2011

Site do Idec ajuda cliente a avaliar e criticar qualidade dos serviços bancários


Pesquisar os serviços e a qualidade de atendimento dos bancos - tarefa indicada antes de se tornar cliente de uma instituição financeira - nem sempre é fácil. Afinal, como saber se o banco realmente cumpre tudo aquilo que diz na propaganda? Agora, a avaliação dos serviços ganhou ferramenta: um ranking com notas e observações sobre seis grandes bancos brasileiros, feito a partir de uma pesquisa do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec).

Os resultados da pesquisa, juntamente com a classificação de seis bancos avaliados, estão disponíveis no site Guia dos Bancos Responsáveis (http://www.guiadosbancosresponsaveis.org.br/).

"Baseamos a pesquisa em uma experiência holandesa. A ideia é trazer uma avaliação sobre os critérios socioambientais dos bancos, trazer uma elucidação ao consumidor sobre a consistência das políticas anunciadas pelos bancos", explica a advogada do Idec Mariana Ferraz.

As notas classificatórias, que vão de ruim a muito bom, foram dadas com base em questionários enviados aos bancos, nas reclamações de consumidores em órgãos de defesa (Procons), além de uma pesquisa prática.

No ano passado, o Idec se tornou cliente dos bancos e realizou operações básicas, como a contratação de crédito e fechamento de conta. Em cada operação, foi verificado se a instituição estava seguindo o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e a legislação.

Dos bancos avaliados na experiência prática, por exemplo, somente um forneceu espontaneamente o Custo Efetivo Total (CET) da operação de crédito contratado. Na abertura da conta, outro problema: quatro não entregaram o contrato com os detalhes do serviço combinado.

Em um índice de 0 a 100%, em média, o desempenho dos bancos em relação às práticas bancárias foi de 55%. Na classificação final, que também leva em consideração os questionários respondidos pelas instituições, apenas um banco foi classificado como "bom".

Cartão amarelo

A iniciativa é positiva, explica Mariana, no sentido de dar mais transparência à qualidade dos serviços prestados, além de proporcionar uma comparação entre as instituições. Clientes que acreditam que o banco não está cumprindo o que promete no questionário da pesquisa podem usar a ferramenta "Cartão Amarelo", na qual é possível enviar uma mensagem às áreas de sustentabilidade e aos dirigentes.

Para o economista Marcos Silvestre, a pesquisa evidencia problemas já conhecidos nos serviços bancários, mas também alerta para a necessidade de o consumidor se educar financeiramente. "Sem planejamento financeiro, não há estímulo para que os bancos adotem boas práticas", afirma. Ele cita o exemplo da CET.

Na avaliação do diretor da área de autorregulação da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), Gustavo Marrone, "tudo o que estimula a concorrência do setor é importante".

Fonte: O Estado de São Paulo
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
 

Edições Anteriores

Clique aqui para visualizar todas as edições do Informe Bancário
 
SINDICATO DOS BANCÁRIOS DO CEARÁ
  

 

Android cihazlariniz icin hileli apk indir adresi artik aktif bir sekilde hizmet içerir.
seks sohbet yapabileceginiz birbirinden guzel bayanlar telefonun ucunda sizleri yorumu. Üstün hd seks porno videolari itibaren bulunmakta.
Kayitli olmayan kileriler bilinmeyennumara.me isim soy isim sekilde sms ile bilgilendir.
Profesyonel ekip davul zurna istanbul arayan kisilerin kesinlikle kiralama yapabilecegi en guzel sitesi. Programsiz ve basit mp3 müzik programı sizler icin sitemizde bulunmaktadir.

Rua 24 de Maio 1289 - Centro - Fortaleza - Ceará CEP 60020-001 (85) 3252 4266/3226
9194 - bancariosce@bancariosce.org.br

 

porn izle - sohbet telefon - sohbet hatti - porno - porno film
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
  www.igenio.com.br