Cerca de 300 bancários do Ceará participaram no sábado, dia 18/6, do Encontro Estadual que definiu a pauta de reivindicações que será levada à Conferência Regional do Nordeste, que acontece nos dias 15 e 16/7, em Recife. A Contraf-CUT foi representada pelo Secretário de Formação, William Mendes.
Os bancários debateram durante todo o dia conjuntura nacional e temas específicos por banco. Ao final, os bancários elegeram a delegação cearense que irá participar da Conferência Regional. Também foram escolhidos os delegados ao 27º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa (Conecef), ao 22º Congresso Nacional dos Funcionários do BB e ao 17º Congresso Nacional dos Funcionários do BNB, que acontecem todos nos dias 9 e 10 de julho. Os encontros do BB e Caixa ocorrem em São Paulo e o do BNB, em Itamaracá (PE).
"A participação dos bancários foi de fundamental importância, pois refletiu os anseios dos bancários do nosso Estado. Agora, partiremos para os fóruns regionais e nacionais, buscando a construção de uma pauta forte para a Campanha Nacional deste ano", finalizou o presidente do Sindicato, Carlos Eduardo Bezerra.
Veja algumas propostas aprovadas para os bancos públicos:
BANCO DO BRASIL: Combate ao Assédio Moral; fim da pressão por metas; melhor remuneração para que o bancário não seja refém das comissões; PLR melhor, mas com manutenção das condições dignas de trabalho; debate sobre o papel dos correspondentes bancários e suas condições de trabalho.
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL: Combate à terceirização e ao assédio moral; luta pela isonomia; revisão dos processos de promoção; Processo Seletivo Interno com transparência e valorização do papel de banco público com valorização do empregado.
BANCO DO NORDESTE DO BRASIL: Revisão do Plano de Cargos e Remuneração (PCR); resolução dos passivos trabalhistas; revisão da contribuição do banco para a Camed; revisão do Plano BD da Capef; combate à terceirização e convocação dos concursados. |