Os funcionários do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste do Brasil se reúnem neste fim de semana nos seus Congressos Nacionais para debaterem as reivindicações específicas por banco.
O 17º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) acontece no próximo final de semana, dias 9 e 10/7, em Itamaracá (PE). A expectativa é que o encontro conte com a participação de 146 bancários, sendo que a maior delegação será a do Sindicato dos Bancários do Ceará, por ser a maior base do BNB. Os temas que serão debatidos no evento estão divididos em três assuntos: 1) Remuneração e Jornada (Revisão do PCR, Ponto eletrônico, Plano de Funções, Passivos Trabalhistas); 2) Saúde e Previdência (Custeio CAMED, Assédio Moral, Aposentados INSS e Capef, Revisão Plano BD Capef); e 3) Banco Público (Isonomia, Terceirização, Concursados, Gestão). O evento está sob coordenação nacional da Contraf-CUT, Fetec/NE e Feeb-BA/SE, com assessoria da Comissão Nacional dos Funcionários do BNB (CNFBNB/Contraf-CUT).
Banco do Brasil – Também nos dias 9 e 10/7 acontece o 22º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil. O encontro será realizado em São Paulo. São esperados 321 delegados e 17 observadores. O Ceará levará nove delegados. De acordo com o funcionário do BB e secretário-geral da Contraf-CUT, Marcel Barros, que está na coordenação dos encontros desde 1996, o objetivo é consolidar a pauta de reivindicações dos funcionários, bem como discutir o banco que a sociedade brasileira precisa. O temário do Congresso está dividido em quatro grupos: G1-Remuneração e Jornada; G2-Saúde; G3 Previdência e G4-Banco Público.
Caixa – O 27º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef), também acontece nos dias 9 e 10/7, em São Paulo. A delegação do Ceará terá 11 delegados (oito da ativa e três aposentados).Os pontos do temário do 27º Conecef são: organização do movimento; saúde do trabalhador; condições de trabalho; Saúde Caixa; Funcef/Aposentados; segurança bancária; correspondente bancário; jornada de trabalho; Sistema de Ponto Eletrônico (Sipon); conselheiro representante e isonomia de direitos entre novos e antigos empregados, entre outros assuntos. O 27º Conecef reunirá um total de 406 delegados, entre empregados da ativa e aposentados, além de observadores. |