Na mesa temática, a Fenaban concordou em apresentar aos bancários indicadores do Programa de Valorização da Diversidade.
A federação dos bancos (Fenaban) apresentará aos representantes dos trabalhadores em agosto, os resultados do Programa de Valorização da Diversidade. O compromisso foi assumido na reunião da mesa temática de igualdade de oportunidades ocorrida na sexta, 8/7, em São Paulo.
O projeto, iniciado há dois anos, foi precedido pelo Mapa da Diversidade, pesquisa que comprovou, entre outras coisas, que as mulheres são metade da categoria, ganham 30% menos que os homens, e que as mulheres negras são apenas 8% da categoria. A federação dos bancos concordou em realizar reuniões semestrais de monitoramento do programa e a incluir pergunta sobre orientação sexual no próximo censo da diversidade.
Os sindicalistas criticaram a demora na retomada das negociações e no retorno às demandas dos bancários e a Fenaban reconheceu a crítica como procedente e se comprometeu a melhorar o processo negocial.
Qualificação – A proposta dos trabalhadores em discutir o programa de qualificação para pessoas com deficiência, bem como o processo de treinamento de gestores para a inclusão desses trabalhadores, será aprofundada nas próximas reuniões com perspectivas de avanços.
Os dirigentes ressaltaram que, além da contratação, é preciso que haja de fato possibilidade de ascensão profissional para mulheres, negros, pessoas com deficiência, independente da orientação sexual. |