RSSYoutubeTwitter Facebook
Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Versão para impressão


  14/12/2009
Edição Nº 1114 de 14 a 19 dezembro de 2009
LEI DAS FILAS

É lei: tempo de espera na fila é de, no máximo, 15 minutos

Enquanto as tarifas de serviços bancários subiram cerca de 600% em 10 anos, as filas nas agências e as reclamações dos clientes parecem ter crescido na mesma proporção, segundo estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). O atendimento, em Fortaleza, demora, em média, 40 minutos. Há pessoas que chegam a esperar até uma hora na fila.

Pela lei, cada consumidor deve ser atendido em, no máximo, 15 minutos em dias normais e 30 minutos nos dias que antecedem feriados, pagamento de tributos, entre outros, de acordo com o artigo 2º da Lei estadual nº 13.312/03. A legislação está em vigor desde 17 de junho de 2003 e é requerida indenização de 1% sobre os lucros dos bancos que não cumprem a lei. O dinheiro seria destinado ao Fundo Nacional dos Direitos Difusos, para ser aplicado em iniciativas de fiscalização em prol dos direitos do consumidor. Entretanto, até agora, poucos bancos fazem a triagem no atendimento, imagine distribuir senhas com o horário que o cliente chegou na agência.

LIMINAR GARANTE NÃO FISCALIZAÇÃO – A Caixa Econômica e o Banco do Brasil, no entanto, se resguardam com uma decisão judicial que proíbe fiscalizações em suas agências, apesar de a CEF apresentar a situação mais grave. As duas instituições concentram muitos dos serviços sociais, atendendo pessoas idosas, doentes que buscam o auxílio-doença, que recebem programas sociais do governo etc, sendo esses dois dos bancos mais problemáticos, já que as agências estão sempre abarrotadas de pessoas. O Decon ainda enfrenta outro problema para tornar mais efetiva a fiscalização da lei: apenas três fiscais atuam em todo o Estado.

RANKING DAS FILAS – A Caixa Econômica Federal (CEF) é a campeã da demora, com 70 minutos, em média; o cliente do Banco do Brasil perde cerca de 53 minutos para ser atendido e o do Bradesco, 23 minutos. Contraditoriamente, o Bradesco foi considerado, recentemente, o banco mais rentável da América Latina e dos Estados Unidos, além de ser a marca mais valiosa do País, no que é seguido pelo Banco do Brasil, em terceiro lugar nesse ranking.
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
 

Versão em PDF

Edição Nº 1114 de 14 a 19 dezembro de 2009

Edições Anteriores

Clique aqui para visualizar todas as edições do Tribuna Bancária
 
SINDICATO DOS BANCÁRIOS DO CEARÁ
  

 

Android cihazlariniz icin hileli apk indir adresi artik aktif bir sekilde hizmet içerir.
seks sohbet yapabileceginiz birbirinden guzel bayanlar telefonun ucunda sizleri yorumu. Üstün hd seks porno videolari itibaren bulunmakta.
Kayitli olmayan kileriler bilinmeyennumara.me isim soy isim sekilde sms ile bilgilendir.
Profesyonel ekip davul zurna istanbul arayan kisilerin kesinlikle kiralama yapabilecegi en guzel sitesi. Programsiz ve basit mp3 müzik programı sizler icin sitemizde bulunmaktadir.

Rua 24 de Maio 1289 - Centro - Fortaleza - Ceará CEP 60020-001 (85) 3252 4266/3226
9194 - bancariosce@bancariosce.org.br

 

porn izle - sohbet telefon - sohbet hatti - porno - porno film
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
  www.igenio.com.br