Violência contra a mulher
De janeiro a novembro deste ano, 147 mulheres foram vítimas de homicídio doloso no Ceará, contra 83 no mesmo período do ano passado, um crescimento de 72% em relação a 2008. Os crimes passionais atingem 37% dos casos segundo dados da Coordenadoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Coin/SSPDS). Os números já apontam 2009 como o ano com maior número de assassinatos de mulheres no Estado. O caso mais recente que causou comoção na mídia foi o da jornalista Kérsia Maia Porto Amorim, morta pelo marido com tiros de pistola no último dia 5/12.
Hemoce precisa de doação urgente
O Hemoce ainda não tem estoque para o período de festas de fim de ano. O aumento na demanda dos hospitais e a diminuição das doações de sangue fizeram a quantidade de bolsas disponíveis diminuir aproximadamente 40%. O hemocentro iniciou dezembro sem reserva e por isso pede doações urgentes. Quem quiser ajudar pode ir à sede do Hemoce (Av. José Bastos, 3390) – de segunda a sexta, das 7h30 às 18h30, e nos sábados, das 8h às 16h, ou ao posto no Instituto Dr. José Frota (IJF) – todos os dias, das 13h às 17h45.
Quem quer ser Papai Noel?
Através do projeto Papai Noel dos Correios, a empresa coloca à disposição dos candidatos a bom velhinho cartas de crianças de todo o Estado com pedidos de presentes. Até agora, já foram recebidas cerca de 11 mil cartas, mas menos de mil foram apadrinhadas. Antes de serem colocadas na árvore à espera de adoção, o material passa por uma triagem. Os Correios priorizam cartinhas de crianças com até 10 anos de idade e escritas a mão. Os interessados devem se dirigir às agências participantes – Alencarina, Aldeota, Iguatemi e Central. A entrega aos destinatários fica por conta dos Correios.
Volta do Diploma de Jornalista
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou na quarta-feira, 2/12, a proposta de emenda à Constituição (PEC) que exige o diploma de jornalismo para o exercício da profissão. O texto acrescenta um artigo na Constituição, exigindo o diploma de curso superior de comunicação social, com habilitação em jornalismo. A proposta é do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), que aposta na legalidade do texto, apesar da decisão do STF, que, em junho, retirou a obrigatoriedade do documento. A emenda ainda precisa ser aprovada por três quintos dos senadores em dois turnos, o que corresponde a 49 dos 81 votos.
“Tem duas coisas que agradeço a Deus. Uma foi o segundo turno em 2006, era preciso ter, foi Deus que colocou aquele segundo turno. E foi preciso ter a crise econômica para alguns perceberem que não é apenas uma questão de sorte, para perceberem que o País está arrumado. Antes dessa crise teve três menores e o País quebrou”
discursou Lula em reunião com o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), dia 9/12 |