A Contraf-CUT, com assessoria da Comissão Nacional dos Funcionários do BNB, entregou na sede administrativa do Banco do Nordeste do Brasil, em Fortaleza, nesta quarta-feira, dia 17/8, a pauta específica de reivindicações do funcionalismo do Banco, construída durante o XVII Congresso Nacional dos Funcionários do BNB, dias 9 e 10/7, em Itamaracá (PE). O documento foi entregue ao presidente do Banco, Jurandir Santiago, na presença da superintendente de Desenvolvimento Humano, Eliane Brasil, e do diretor de Gestão do Desenvolvimento, José Sydrião de Alencar.
Representando a Contraf-CUT, o secretário de Organização, Miguel Pereira, fez um breve resgate da história de luta da categoria bancária e ressaltou a importância do BNB no desenvolvimento do Nordeste. “Nossa expectativa é que possamos negociar da melhor forma possível tendo como saldo um acordo satisfatório para os trabalhadores”.
O coordenador da Comissão Nacional dos Funcionários do BNB, Tomaz de Aquino, destacou algumas das 76 cláusulas que devem ser prioritárias na mesa de negociação: isonomia, terceirização x convocação dos concursados, Capef, Camed, revisão do PCR, assédio moral e passivos trabalhistas. “Como representantes dos funcionários, estamos aqui para enfatizar mais uma vez nossa disponibilidade para o diálogo, respeitando o processo negocial, mas sempre firme na defesa dos interesses dos trabalhadores do Banco”, afirmou Tomaz, para concluir: “esperamos que o lucro de R$ 300,7 milhões no primeiro semestre, atingido com o esforço coletivo da administração e do funcionalismo, seja levado em consideração na hora do atendimento das justas reivindicações do corpo funcional”.
O presidente do BNB, Jurandir Santiago, comprometeu-se com o diálogo e o reconhecimento das entidades sindicais e enfatizou sua disposição em colaborar com o bom andamento das negociações. |