A Comissão de Defesa do Consumidor, em conjunto com a Comissão de Finanças e Tributação, ambas da Câmara dos Deputados, realiza no dia 24/8, às 9h, o seminário Propostas para um Sistema Financeiro Cidadão, a pedido dos deputados Carlinhos Almeida (PT/SP), Roberto Santiago (PV/SP), João Dado (PDT/SP) e Arnaldo Jardim (PPS/SP). O presidente da Contraf-CUT , Carlos Cordeiro, participará da mesa de debates.
“A Contraf-CUT rejeita o modelo de elitização do atendimento bancário, que tem empurrado clientes de baixa renda para os correspondentes, e defende a universalização dos serviços bancários para todos os cidadãos brasileiros”, defende Cordeiro.
O presidente da Contraf-CUT salienta que é fundamental a suspensão das resoluções do Banco Central que ampliam a atuação dos correspondentes, violando a Constituição Federal ao legislar em substituição ao Congresso Nacional. Nesse sentido, a Contraf-CUT defende a aprovação do Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 214/2011, do deputado federal Ricardo Berzoini (PT-SP), que suspende as resoluções do BC.
Entre os objetivos do seminário estão: discutir e buscar soluções para o desrespeito aos usuários do sistema financeiro nos altos preços das tarifas e juros, no tempo nas filas, na discriminação aos cidadãos de menor pode aquisitivo, na insegurança nas agências e na exposição de dados pessoais a estranhos, via terceirização dos serviços. O evento acontece no Plenário 2 do Anexo II da Câmara dos Deputados. |