O Dia do Bancário será lembrado na Assembleia Legislativa nesta sexta-feira, dia 26/8 e na Câmara Municipal de Fortaleza, dia 30/8. Além disso, o Sindicato dos Bancários promove nesta sexta, a partir das 21h, uma grande festa no Clube da Caixa.
Uma audiência pública, convocada pelo deputado estadual Lula Morais (PCdoB), será realizada no Complexo das Comissões Técnicas da Assembleia Legislativa, a partir das 14h, e vai homenagear alguns bancários que ajudaram a construir a história de luta da categoria no Estado. Durante a solenidade serão homenageados o aposentado do Banco do Brasil, Gerardo Camilo de Sousa; a aposentada da Caixa Econômica Federal, Rubenita Alves Moreira e o aposentado do Banco do Nordeste do Brasil, Miguel Nóbrega Neto. Além disso, a aposentada e ex-funcionária do Sindicato dos Bancários do Ceará, Maria Edna Rodrigues Carneiro, também receberá homenagem por seus serviços prestados à entidade e à categoria bancária.
Mobilizados em todo o País, os bancários estão em plena Campanha Nacional. A audiência pública é mais uma forma de mostrar à sociedade cearense as justas reivindicações da categoria.
Na terça-feira, 30/8, os bancários serão homenageados pela Câmara Municipal de Fortaleza em audiência pública convocada pelo presidente da Casa, Acrísio Sena. A solenidade, em comemoração ao Dia do Bancário, acontecerá às 19h e homenageará o secretário estadual do Desenvolvimento Agrário e ex-presidente do Sindicato, Nelson Martins, o bancário aposentado da Caixa, Vitor Aurélio, o ex-diretor do Sindicato, João Batista de Oliveira (Seu Oliveira, falecido em março passado) e os jornalistas Nonato Lima e Adísia Sá.
Festa no Clube da Caixa – Logo mais à noite, a partir das 21h, os bancários terão à sua disposição toda a estrutura do Clube da Caixa, com buffet incluso e cerveja ao preço simbólico de R$ 1,00. Atrações: Banda Vocare; Os Januários e DJ Willian. O Clube da Caixa se localiza na Av. Frei Cirilo, 4700 – Messejana.
O Dia do Bancário – No dia 28 de agosto de 1951, a categoria bancária iniciava uma das mais longas e vitoriosas greves da sua história: após 69 dias de paralisação, os banqueiros acabaram concedendo 31% de aumento. O fato entrou para a história, a ponto de a data ser escolhida como o Dia do Bancário. |